Currículo
Gestão da Floresta e dos Recursos Naturais GFRNat
Contextos
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Energia > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Cidades > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Biodiversidade > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Água > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Área de Especialização > Unidade Curricular Optativas > 1º Ano
Groupo: MSAA (Nce) 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Terra > Unidades Curriculares Optativas > Optativas - outras > Optativas - Terra
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos (1) conheçam terminologia, elementos e conceitos básicos dos planeamentos estratégico, táctico e operacional da gestão e conservação de ecossistemas a diferentes escalas espaciais, (2) dominem a aplicação de conceitos económicos no âmbito da gestão e conservação de ecossistemas, (3) dominem técnicas para formulação de problemas, modelação e interpretação de soluções em gestão dos recursos naturais, (4) desenvolvam competências para avaliar e utilizar sistemas de apoio à decisão e sistemas inteligentes no âmbito do planeamento da gestão e conservação de ecossistemas e da análise de cenários, (5) adquiram experiência de aplicação de tecnologias de informação e comunicação em gestão de recursos naturais com base em casos de estudo.
Programa
1. Introdução ao planeamento da gestão de paisagens florestais 2. Gestão de paisagens florestadas. Indicadores ecológicos, económicos e sociais 3. Planeamento da gestão de paisagens florestais. Aproximações clássicas, simulação e optimização 4. Métodos de análise de decisão multicritério e sistemas de apoio à decisão em planeamento da gestão de paisagens florestais
Método de Avaliação
A disciplina será lecionada em aulas teórico-práticas. Pretende se que as aulas sejam um espaço para apresentação, discussão e solução de problemas de decisão em recursos naturais. Este objetivo sugere a resolução de exercícios e de trabalhos práticos imediatamente a seguir à apresentação dos problemas de gestão de recursos naturais e das técnicas disponíveis para a respetiva modelação. Esta metodologia pedagógica, para além de garantir maior coerência à transmissão do conhecimento, permite emular o trabalho de análise de decisão em situações com que os estudantes se poderão confrontar no âmbito da sua futura atividade profissional. A avaliação é feita em testes em que é solicitado ao aluno que elabore sobre conceitos-chave do planeamento da gestão dos recursos naturais, desenhe modelos de decisão e interprete as soluções dos mesmos. Opcionalmente a/o aluna/o poderá desenvolver sinopse (trabalho escrito) relativa a um modelo ou a um problema com interesse para ela/e (20% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Decision support for forest management ED 2. Dordrecht, Netherlands: Springer, Managing Forest Ecosystems Vol. 30, pp- 3-19, 167-189, 219-229.: Kangas, A., M Kurtilla, T. Hujala, K. Eyvindson & J. Kangas 2015
- Forest management to sustain ecological, economic and social values. Ed. 4. New York: McGraw Hill Publishing Company, pp. 61-126: Davis, L.S., Johnson, K.N., Bettinger, P. & Howard, T. 2001
- Computer-based tools for supporting forest management. The experience and the expertise world-wide, Umeå; Sweden, Swedish University of Agricultural Sciences, pp. 3-15 and 484-503: Borges, J.G., Nordström, E.M.,Garcia-Gonzalo, J., Hujala, T. & Trasobares, A. (Eds.) 2014
- The management of industrial forest plantations. Theoretical foundations and applications, Dordrecht, Netherlands: Springer, Managing Forest Ecosystems Vol. 33, pp. 27-60, 171-221: Borges, J. G., Diaz-Balteiro, L., McDill, M. E & Rodriguez, L. C. E., (Eds.) 2014
- Forest management and planning. Ed. 2. Burlington: Academic Press, pp. 1-13, 29-44, 46-51, 67-74, 126-161, 163-181: Bettinger, P., Boston, K., Siry, J. & Grebner, D. 2017