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DesCom/2017-2018/1-semestre
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Sumários
Desenho de Comunicação (1 º Sem 2017/2018)Sumários19/12/2017 10:00 Aula Teórica 4ª Avaliação Periódica.4ª avaliação periódica dos cadernos A4. Ponto de Situação: aferição do desenvolvimento dos trabalhos em curso - Tramas gráficas conceptuais;"Cópia dos Mestres"; "Método Gabriela Albergaria"(escolha da imagem). Marcação de aulas extra.
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20/12/2017 15:27
Presenças:
5 alunos.
15/12/2017 09:00 Aula Laboratorial Tramas Gráficas, Cópia dos Mestres (Ponto de situação)Acompanhamento do progresso dos trabalhos em curso, Tramas Gráficas e Cópia dos Mestres. Apresentação do exercício 4.0- "Método Gabriela Albergaria"- Representação/Apresentação do Real/Imaginário.
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16/12/2017 16:13
Presenças:
6 alunos.
12/12/2017 10:00 Aula Teórica Tramas Gráficas, Cópia dos Mestres(Continuação).Continuação dos trabalhos iniciados na aula anterior: 3.1 Tramas Gráficas, exercício conceptual. 3.2 "Cópia dos Mestres". Modo de actuação: escolhero instrumento de registo adequado para a cópia da imagem, procurando discernir o gesto técnico e a intencionalidade dos autores no acto de comunicar graficamente a paisagem.
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14/12/2017 13:31
Presenças:
7 alunos.
05/12/2017 10:00 Aula Teórica Tramas Gráficas. Cópia dos Mestres.Lançamento e início do exercício 3.0 Tramas Gráficas Aplicadas na Representação/apresentação Arquitectura Paisagista. 3.1 Definição e conceitos de tramas gráficas. 3.2 Exercício conceptual de aplicação de tramas gráficas. 3.3 "cópia dos Mestres, leitura interpretação e prática na reprodução/cópia de exemplos das obras de mestres da História da Arte.
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10/12/2017 18:54
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8 alunos.
28/11/2017 10:00 Aula Teórica 3ª Avaliação Periódica do Cadernos A4.3ª Avaliação periódica individual dos cadernos A4. Em conformidade com as críticas observadas na análise dos trabalhos, continuação do exercício Panejamento como simulacro de paisagem. Modo Descritivo - Descrição gráfica linear sequencial - do detalhe para o todo - do itinerário das riscas que definem a superfície do modelo ( o mesmo da aula anterior). Média: grafite HB, esferográfica ou marcador preto.
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29/11/2017 19:55
Presenças:
9 alunos.
24/11/2017 09:00 Aula Laboratorial Panejamento Como Simulacro De Paisagem.Tendo como modelo de observação um cubo (20cm de aresta), coberto com um pano listrado, simulando uma paisagem: 1-Modo reactivo- 1ª impressão. Riscador e expressão livres. 2-Modo Descritivo- Analítico. Do detalhe para o todo, descrição linear sequencial do itinerário das riscas que definem a superfície do modelo. Media- Grafite HB e esferográfica ou marcador pretos.
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27/11/2017 13:14
Presenças:
5 alunos.
21/11/2017 10:00 Aula Teórica O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 7.0 (continuação)Análise crítica conjunta dos trabalhos realizados na aula passada. Continuação do exercício 7.0- O Cubo e o Espaço Paisagem: Relacionar o cubo com os espaços da arquitectura paisagista. Local indicado para a escolha de enquadramentos: arranjos exteriores adjacentes ao Edifício da Biblioteca do ISA até à cantina.
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22/11/2017 19:42
Presenças:
9 alunos.
17/11/2017 09:00 Aula Laboratorial O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem:7.0Leitura comentada do trabalho produzido na aula passada. 7.0 - O cubo e o Espaço Paisagem. relacionar o cubocom os espaços da Arquitectura Paisagista. observação e representação gráfica de composição com um cubo (20cm de aresta) num fragmento de paisagem que inclua material vegetal e elementos construtivos. Modo de actuação: 1- Linhas puxadas sem peso para o cubo e construções, linhas fluídas para a vegetação, estruturam a composição. 2- linhas firmes e calibradasconfiguram o cubo, construções e vegetação. Grafite HB e esferográfica preta.
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20/11/2017 13:20
Presenças:
6 alunos.
14/11/2017 10:00 Aula Teórica O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 6.0 (continuação)Leitura comentada dos trabalhos realizados na aula passada. Conforme os comentários obtidos, continuação da observação e representação gráfica do cubo (20cm de aresta) nos espaços de transição interior/exterior. Alternância dos materiais riscadores, nomeadamente grafite HB e esferográfica preta.
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14/11/2017 17:59
Presenças:
7 alunos.
10/11/2017 09:00 Aula Laboratorial O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 6.06.0- O cubo e os espaços de transição interior/exterior. O cubo no parapeito de uma janela, ou na soleira de uma porta, fronteiras interior/exterior. Diferenciar, através do peso do registo, o dentro e o fora. modo de actuação: 1. Linhas puxadas sem peso estruturam a composição. 2- Linhas firmes configuram a composição, dando especial ênfase à linha que separa o espaço interior do espaço exterior.
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12/11/2018 22:50
Presenças:
6 alunos.
07/11/2017 10:00 Aula Teórica O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 5.0 (continuação)5.0- o cubo e o espaço arquitectónico (continuação). Seleccionar um fragmento arquitectónico e posicionar o cubo (10 ou 20cm de aresta) como referente de escala (dimensão), matéria, cor e luminosidade. Modo de actuação. 1- Linhas puxadas sem peso estruturam a composição. 2- Linhas firmes corrigem e afirmam a expressão dos materiais. Média- Lápis HB e esferográfica preta.
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08/11/2018 23:09
Presenças:
9 alunos.
03/11/2017 09:00 Aula Laboratorial O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 5.0O cubo, do plano ao espaço paisagem: 5.0 - O cubo e o espaço arquitectónico. Nos espaços interiores do "Bloco de Aulas" escolher um fragmento de arquitectura e incluir o cubo ( com 10 ou 20cm de aresta). O cbo servirá de referentede escala (dimensão), de matéria (características fisicas), cor e luminosidade (Brilho). modo de actuação: 1. Linhas puxadas sem peso estruturam o espaço observado. 2. Linhas firmes corrigem e afirmam a expressão dos materiais. Lápis grafite HB e esferográfica preta.
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04/11/2017 18:11
Presenças:
8 alunos.
31/10/2017 10:00 Aula Teórica 2ª Avaliação Periódica.2ª Avaliação periódica individual dos cadernos A4. Em conformidade com as críticas observadas na análise dos trabalhos, continuação do ponto 4 do exercício "o cubo, do plano ao espaço paisagem" nomeadamente, Espaço contido, espaço gerado. Representar graficmente composição com dois, três ou quatro cubos complanares com 10cm de aresta (espaço contido). Revelar o volume resultante do espaço vazio entre os cubos (espaço gerado).
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02/11/2017 12:17
Presenças:
9 alunos.
27/10/2017 09:00 Aula Laboratorial O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem:4.0 (continuação).O CUbo, do plano ao espaço paisagem:4.0 - Espaço contido, espaço gerado. Espaço contido - Espaço confinado pelas faces de cada cubo. Espaço gerado - Volume resultante dos vazios da composição/relação com quatro cubos de 10cm de aresta. Modo descritivo: Registos lineares (linhas puxadas com alguma celeridade) apropriam-sedas arestas visíveis e das invisíveis que estruturam a composição. Linhas firmes revelam o espaço /volume gerado.
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30/10/2017 13:01
Presenças:
5 alunos.
24/10/2017 10:00 Aula Teórica O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem:4.0O Cubo, do plano ao espaço paisagem. 4.0 - Espaço contido, epaço gerado. Objectivos: consciência, no plano e no espaço, que os vazios ocupam. Materialização gráfica; o desenho revela a figura/volume gerado. Modo Reactivo: 1ª impressão. Espressão e media livres. Modo Descritivo: Registos lineares (linhas puxadas) descrevem a posição das arestas visíveis e das intiligíveis que definem os cubos.
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25/10/2017 15:26
Presenças:
9 alunos.
20/10/2017 09:00 Aula Laboratorial O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem:3.0 (continuação).O Cubo do plano ao espaço paisagem:3.0 - Posição Altimétrica e Distância planimétrica. 3.2 - Distãncia Planimétrica -Tendo como referente de observação e representação gráfica, 3 cubos complanares dispostos em profundidade relativa ao observador: perto, média distância e longe. Modo Reactivo - 1ª impressão. Registos e media livres. Modo Descritivo - Analítico. Registos lineares descrevem os cubos e a sua posição espacial. Os registos lineares serão diferenciados em conformidade com a próximidade e/ou distância dos cubos.
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20/10/2017 19:07
Presenças:
7 alunos.
17/10/2017 10:00 Aula Teórica O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem:3.0O cubo ,do plano ao espaço paisagem: 3.0-Posição altimétrica e distância planimétrica. 3.1-Posição altimétrica: posição em altura relativa a um plano horizontal. Observação e representação do real tendo como referente três cubos, iguais com 20 cm de aresta, empilhados num mesmo eixo vertical. Modo Reactivo - 1ªimpressão. Registo e riscadores livres no caderno A4. Modo Descritivo - Analítico. Registos lineares descrevem os contornos tácteis, arestas dos cubos. Lápis grafite HB e esferográfica Bic de cor preta.
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17/10/2017 17:56
Presenças:
8 alunos.
13/10/2017 09:00 Aula Laboratorial O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 1.0 e 2.0Continuação de 1.0- o cubo enquanto objecto/volume isolado. Relações internas, com o plano e o espaço em volta. 2.0- Dois cubos idênticos; elações evidenciando as múltiplas interacções. Modo reactivo-1ª impressão. Modo descritivo-Analítico: Linhas puxadas descrevem as arestas visíveis dos cubos. Observar entre cada um dos cubos e a interacção entre ambos com o objectivo de comunicar a situação.
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15/10/2017 19:24
Presenças:
6 alunos.
10/10/2017 10:00 Aula Teórica O Cubo, Do Plano Ao Espaço Paisagem: 1.0Lançamento do tema do semestre: 1.0 O Cubo, do Plano Ao Espaço Paisagem. 1.1 O Cubo enquanto objecto isolado- Relações internas, com o plano e o espaço em volta: Tendo como referente de representação um cubo (em cartolina branca com 20cm de aresta) assente num plano horizontal, fazer a sua representação gráfica a) Modo Reactivo- 1ª impressão, registo e riscadores livres no caderno A4. Leitura comentada dos resultados. b) Modo Descritivo- Analítico. Registos lineares descrevem os contornos/arestas que definem o cubo; a sua relação com o plano, com o espaço em volta e a relações internas.
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17/10/2017 17:41
Presenças:
8 alunos.
06/10/2017 09:00 Aula Laboratorial 1ª Avaliação Periódica dos Cadernos A4.1ª avaliação periódica individual dos cadernos A4. Em conformidade com as críticas efectuadas na apreciação dos trabalhos, continuação e finalização dos exercícios diagnóstico, realizados no interior/exterior do Bloco de Aulas.
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09/10/2017 22:18
Presenças:
9 alunos.
03/10/2017 10:00 Aula Teórica Exercício Diagnóstico. Enquadramentos de Arquitectura.Exercício diagnóstico para aferir níveis de conhecimento na expressão gráfica. No exterior (Bloco de Aulas) seleccionar enquadramentos de arquitectura: 1- Modo livre. 2- Modo descritivo. registos lineres dos contornos tácteis.
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09/10/2017 22:13
Presenças:
8 alunos.
29/09/2017 09:00 Aula Laboratorial Não Houve AulaNão houve aula por motivo de doença do docente da disciplina, como comprova o Atestado Médico entregue na secretaria. Será marcada uma aula de compensação na segunda semana de janeiro 2018.
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30/09/2017 17:12
Presenças:
não foram contabilizadas.
26/09/2017 10:00 Aula Teórica Exercício Diagnóstico. Fragmentos de Arquitectura Interior.Análise conjunta dos resultados da aula passada. Continuação dos exercícios diagnóstico para aferir níveis de conhecimento na expressão gráfica. No interior do edifício "Bloco de Aulas" produzir desenhos de fragmentos arquitectónicos. Variar os instrumentos de registo.
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26/09/2017 17:12
Presenças:
9 alunos.
22/09/2017 09:00 Aula Laboratorial Exercício DiagnósticoLeitura comentada dos trabalhos realizado na aula anterior. Exercício diagnóstico para aferir níveis de conhecimento: No exterior representar a relação entre espaço/paisagem e a arquitectura/construção.
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23/09/2017 15:04
Presenças:
8 alunos.
19/09/2017 10:00 Aula Teórica Aula de Apresentação. Exercício Diagnóstico.Aula de apresentação. Informação relativa ao programa da disciplina. Metodologias. Modo de avaliação e material a adquirir. Marcação das datas das avaliações periódicas. Exercício diagnóstico para aferir competências na expressão gráfica.
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19/09/2017 15:00
Presenças:
7 alunos.
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