Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
disciplinas
>
DesRAP-0/2016-2017/1-semestre
>
Sumários
Desenho de Representação e Apresentação da Paisagem (1 º Sem 2016/2017)Sumários15/12/2016 14:15 Aula Teórica Ponto de situaçãoPonto de situação. Calendarização de aulas extraordinárias com o objetivo de compensar os feriados do semestre. Continuação dos desenhos para as "grandes vistas da Tapada" e esquiços para o projecto de intervenção. Calendarização dos trabalhos com vista à entrega final.
Modificado em
01/04/2017 23:15
Presenças:
9 alunos.
12/12/2016 14:00 Aula Teórica Grandes Vistas da Tapada (Cont.)Continuação do exercício de representação e apresentação gráfica da paisagem: Grandes vistas da Tapada, tendo como mote a frase de Paul Cézanne "a Natureza é mais em profundidade do que à superfície".
Modificado em
01/04/2017 23:12
Presenças:
14 alunos.
08/12/2016 14:15 (Sala S2) Aula Teórica Feriado - Imaculada ConceiçãoNão foi leccionada aula por ser Feriado - Imaculada Conceição.
Modificado em
01/04/2017 23:10
Presenças:
0 alunos.
05/12/2016 14:00 Aula Teórica 3ª Avaliação Periódica (Cont.)Continuação da 3ª Avaliação Periódica. Intervenção na Tapada. Desenho de representação e apresentação do espaço/paisagem - Grandes vistas da Tapada: Vinha I (Vinha Nova); Vinha II ( Almotivo); "Terra Grande"; Vista Lagoa Branca/Serra da Arrábida.
Modificado em
01/04/2017 23:09
Presenças:
17 alunos.
01/12/2016 14:15 (Sala S2) Aula Teórica Feriado - Restauração da Independência.Não foi leccionada aula por ser Feriado - Restauração da Independência.
Modificado em
01/04/2017 23:06
Presenças:
0 alunos.
28/11/2016 14:00 Aula Teórica 3ª Avaliação Periódica3ª Avaliação Periódica. Intervenção na Tapada - Morfologia do lugar. Em concordância com os exercícios de representação de panejamento enquanto simulacro de paisagem, no lugar, fazer desenhos de observação com linhas paralelas ou quadrículas que modelem a morfologia do terreno.
Modificado em
01/04/2017 23:05
Presenças:
16 alunos.
24/11/2016 14:15 Aula Teórica Panejamento (Simulacro de Paisagem)Exercício de Panejamento (Simulacro de Paisagem). A partir do modelo (panejamento com riscas) e da representação gráfica da sua topografia, imaginar uma intervenção na paisagem. Da escala do jardim ao território: intervenção de arquitectura ou de "LandArt".
Modificado em
01/04/2017 23:00
Presenças:
18 alunos.
21/11/2016 14:00 Aula Teórica Panejamento (Simulacro de Paisagem) + Cubo (Simulacro de Arquitectura)Panejamento (Simulacro de Paisagem) + Cubo (Simulacro de Arquitectura). 1 - Modo reactivo, espontâneo. 2 - Modo descritivo, registo linear. Enfatizar o contraste entre panejamento (orgânico e fluido) e o cubo (racional e estático).
Modificado em
01/04/2017 22:55
Presenças:
20 alunos.
17/11/2016 14:15 Aula Teórica Ponto de SituaçãoIntervenção na Tapada (Ponto de situação): 1 - vistas "inside/out" e "outside/in" N, S, E, W. 2 - Material vegetal. 3 - Árvores - Representação e apresentação
Modificado em
01/04/2017 22:50
Presenças:
16 alunos.
14/11/2016 14:00 Aula Teórica Intervenção na Tapada (continuação)Intervenção na Tapada (continuação): 1 - vistas "outside/in" e "inside/out" N, S, E, W. 2 -Árvores: Desenho de representação e apresentação de uma ou mais espécis arbustivas marcantes no sítio.
Modificado em
01/04/2017 22:48
Presenças:
18 alunos.
10/11/2016 14:15 Aula Teórica Intervenção na Tapada (Cont.)Continuação do exercício de Intervenção na tapada. 1 - Vistas N, S, E, W "inside/out" e "outside/in". 2 - Identificação das espécies vegetais mais representativas. 3 - Representação gráfica da árvore ou espécie arbustiva mais relevante no lugar da intervenção.
Modificado em
01/04/2017 22:46
Presenças:
11 alunos.
07/11/2016 14:00 Aula Teórica 2ª Avaliação periódica dos Cadernos PaisagemContinuação da 2ª Avaliação periódica dos Cadernos Paisagem. Exercício de panejamento como simulacro de paisagem. Descrição gráfica da morfologia topográfica do modelo a partir da representação do desenho das riscas que o definem.
Modificado em
01/04/2017 22:43
Presenças:
16 alunos.
03/11/2016 14:15 Aula Teórica 2ª Avaliação periódica dos Cadernos Paisagem2ª Avaliação periódica dos Cadernos Paisagem. Exercício de panejamento como simulacro de paisagem. Descrição gráfica da topografia do modelo pela deformação das riscas que o definem.
Modificado em
01/04/2017 22:40
Presenças:
18 alunos.
31/10/2016 14:00 Aula Teórica Exercício da Intervenção na Tapada (Cont.)Exercício da Intervenção na Tapada (Continuação). Continuação da representação gráfica das vistas e da identificação das espécies vegetais (material vegetal) representativas do lugar.
Modificado em
01/04/2017 22:38
Presenças:
16 alunos.
27/10/2016 14:15 Aula Teórica Exercício da Intervenção na Tapada (Cont.)Exercício da Intervenção na Tapada (Continuação). Acompanhamento/leitura dos trabalhos realizados. Identificação das espécies vegetais predominantes no local escolhido para a intervenção.
Modificado em
01/04/2017 22:36
Presenças:
13 alunos.
24/10/2016 14:00 Aula Teórica Exercício da Intervenção na Tapada (Cont.)1 - Continuação do exercício de intervenção na Tapada: observação e representação gráfica das vistas "Inside/out" e "Outside/in". 2 - observação e representação gráfica das relações interior/exterior a partir das janelas/vãos deste edifício.
Modificado em
01/04/2017 22:35
Presenças:
16 alunos.
20/10/2016 14:15 Aula Teórica Intervenção na Tapada. Vistas "inside/out" e "Outside/in".Entrega de mapa assinalando a localização da intervenção individual na Tapada. No sítio da "intervenção na Tapada" representar as vistas "Inside/out" e "Outside/in N, S, E, W.
Modificado em
01/04/2017 22:32
Presenças:
15 alunos.
17/10/2016 14:00 Aula Teórica Relação interior/exteriorContinuação da procura do lugar para intervenção na Tapada. No Caderno Paisagem fazer desenhos do exterior utilizando as janelas do edifício para enquadramento. Relacionar forma e proporção das janelas com a forma e proporção do exterior.
Modificado em
01/04/2017 22:29
Presenças:
14 alunos.
13/10/2016 14:15 Aula Teórica Exercício da Intervenção na Tapada (Cont.)Continuação do exercício da Intervenção na Tapada; no perímetro da Tapada escolher um sítio/lugar para intervir em concordância com as competências de um licenciado em arquitectura paisagista. Continuação do exercício na Abegoaria. Observação da paisagem como um espaço cénico, estruturando as escalas: humana, arquitectónica e paisagem.
Modificado em
01/04/2017 22:26
Presenças:
17 alunos.
10/10/2016 14:00 Aula Teórica Exercício da Intervenção na TapadaExercício da Intervenção na Tapada; no perímetro da Tapada escolher um sítio/lugar para intervir em concordância com as competências de um licenciado em arquitectura paisagista. Exercício na Abegoaria. Observar a paisagem como um espaço cénico, estruturando as escalas: humana, arquitectónica e paisagem.
Modificado em
01/04/2017 22:25
Presenças:
19 alunos.
06/10/2016 14:15 Aula Teórica 1ª Avaliação Periódica dos Cadernos Paisagem (Finalização)Finalização da 1ª Avaliação Periódica dos Cadernos Paisagem. Finalização do exercício "Anfiteatro de Pedra". Desenhar ocupando duas páginas do Caderno (num formato A3). 1 - Captar o equilíbrio paisagem/arquitectura/figura humana e o entendimento da estrutura reguladora do anfiteatro.
Modificado em
01/04/2017 22:20
Presenças:
17 alunos.
03/10/2016 14:00 Aula Teórica 1ª Avaliação Periódica dos Cadernos PaisagemPrimeira Avaliação Periódica individual dos Cadernos Paisagem. No Caderno captar a harmonia entre arquitectura/figura humana/paisagem na leitura e representação gráfica do Anfiteatro de Pedra.
Modificado em
01/04/2017 22:17
Presenças:
20 alunos.
29/09/2016 14:15 Aula Teórica Anfiteatro de PedraDesenho de observação e representação do espaço exterior (Anfiteatro de Pedra) procurando captar graficamente, como um todo, o espaço/arquitectura/paisagem como extensão mental/visual do nosso corpo.
Modificado em
01/04/2017 22:15
Presenças:
20 alunos.
26/09/2016 14:00 Aula Teórica Exercício Diagnóstico (Conclusão)Conclusão do exercício de observação/representação: no exterior deste edifício (AA's) produzir três vistas. 1 - Este/Oeste, Oeste/Este, e Norte/Sul.
Modificado em
01/04/2017 22:12
Presenças:
17 alunos.
22/09/2016 14:15 Aula Teórica Exercício Diagnóstico (Continuação)Continuação da leitura comentada aos resultados obtidos até à data. Exercício de observação/representação: no exterior deste edifício (AA's) produzir três vistas. 1 - Este/Oeste, Oeste/Este, e Norte/Sul.
Modificado em
01/04/2017 22:08
Presenças:
16 alunos.
19/09/2016 14:00 Aula Teórica Exercício Diagnóstico (Continuação)Leitura comentada (individual) dos trabalhos realizados na aula anterior. Exercício Diagnóstico para aferir níveis de conhecimento. Neste dedifício produzir desenhos de fragmentos de arquitectura interior. 2 a 3 desenhos variando instrumentos de registo.
Modificado em
01/04/2017 22:06
Presenças:
19 alunos.
15/09/2016 14:15 Aula Teórica Exercício DiagnósticoExercício Diagnóstico para aferir níveis de conhecimento. Desenho de representação com três temas de escalas distintas. 1 - Escala da flor/fruto. 2 - Escala da árvore. 3 - Escala da paisagem.
Modificado em
01/04/2017 22:03
Presenças:
15 alunos.
12/09/2016 14:00 Aula Teórica Aula de ApresentaçãoAula de apresentação: Fundamentos da Unidade Curricular; Programa; Metodologia das Aulas; Modo e datas das avaliações periódicas. Material a adquirir.
Modificado em
01/04/2017 22:01
Presenças:
15 alunos.
|