Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
disciplinas
>
DesRAP/2017-2018/1-semestre
>
Sumários
Desenho de Representação e Apresentação da Paisagem (1 º Sem 2017/2018)Sumários18/12/2017 14:00 Aula Teórica 4ª Avaliação Periódica.4º avaliação periódica dos "Cadernos Paisagem". Continuação da representação/apresentação gráfica/pictórica das grandes vistas da Tapada: Terra Grande". Continuação da representação de ideias no "Caderno Paisagem" para a proposta de intervenção na Tapada. Marcação de aula extra para aferição do desenvolvimento dos trabalhos antes da entrega final.
Modificado em
20/12/2017 15:16
Presenças:
11 alunos.
14/12/2017 14:00 Aula Laboratorial Grandes Vistas da Tapada - "Terra Grande".Continuação da representação/apresentação gráfica/pictórica das Grandes Vistas da Tapada. "Terra Grande". Acompanhamento do trabalho no local. Desenvolvimento dos desenhos de apresentação do projecto de intervenção na Tapada.
Modificado em
16/12/2017 16:06
Presenças:
7 alunos.
11/12/2017 14:00 Aula Teórica Intervenção na Tapada-Esquiços Para o Projecto.Leitura comentada dos trabalhos da aula passada. Acompanhamento dos trabalhos em curso. "Intervenção na Tapada"- Esquiços de ideias para o projecto. Representação gráfica livre em consonância com a tipologia da intervenção.
Modificado em
14/12/2017 13:22
Presenças:
8 alunos.
07/12/2017 14:00 Aula Laboratorial "A Natureza É Mais em Profundidade do que à Superfície.A frase/conceito em título, de Paul Cézanne, serve como mote para o exercício em curso "Grandes Vistas da Tapada". Leitura comentda dos resultados da aula passada. Depois da análise crítica, conceitos de desenho da paisagem, nomeadamente a sugestão da profundidade em três momentos: próximo, médio e longe.
Modificado em
10/12/2017 18:29
Presenças:
9 alunos.
04/12/2017 14:00 Aula Teórica Grandes Vistas da TapadaLançamento do exercício "grandes Vistas da Tapada", desenho de observação representação e apresentação gráfica do espaço paisagem. Indicação dos locais privilegiados da Tapada, nomeadamente: Vinha Nova; Almotivo; Terra Grande; Vista a partir da "Lagoa branca" sobre Lisboa, o rio, até Palmela. Apresentação de exemplos notáveis de anos anteriores.
Modificado em
16/12/2017 16:01
Presenças:
9 alunos.
30/11/2017 14:00 Aula Laboratorial 3ª Avaliação (cont.).Intervenção na Tapada.Continuação da 3ª avaliação periódica dos Cadernos Paisagem. "Intervenção na Tapada"- Morfologi do Lugar: Na sequência dos exercícios "Panejamento Como Simulacro de Paisagem", representar o lugar de intervenção com registos lineares paralelos, ou quadriculas, por forma a revelar a morfologia do terreno em estudo.
Modificado em
04/12/2017 13:25
Presenças:
6 alunos.
27/11/2017 14:00 Aula Teórica 3ª Avaliação Periódica.3ª Avaliação periódica individual dos Cadernos Paisagem. Exercício de obsevação e representação gráfica do real: Desenhar as estruturas metálicas que constituem o "Horto Químico Agrícola". Registos lineares com alguma celeridade, descrevem os elementos que dão corpo a estas estruturas arquitectónicas. Média: Grafite HB e esferográfica BIC preta.
Modificado em
29/11/2017 19:45
Presenças:
9 alunos.
23/11/2017 14:00 Aula Laboratorial Panejamento Como Simulacro De Paisagem.A partir do modelo observado - dois cubos (20cm de aresta) cobertos com um pano listrado, simulando uma paisagem - propor/imaginar uma intervenção no âmbito da arquitectura paisagista ou da "land art". Indicar a escala da intervenção.
Modificado em
27/11/2017 13:03
Presenças:
9 alunos.
20/11/2017 14:00 Aula Teórica Intervenção Na Tapada. Panejamento Com Cubos.Desenvolvimento dos trabalhos inerentes ao exercício "Intervenção na Tapada" nomeadamente 1.3, identificação, apontamentos e registos gráficos das espécies vegetais existentes no local, e 1.4- Representação e Apresentação gráficas das espécies de árvore ou arbustiva de maior presença no lugar. Panejamento com Cubos. Simulacro de arquitectura na paisagem. Continuação do exercício iniciado na aula passada.
Modificado em
22/11/2017 19:27
Presenças:
7 alunos.
16/11/2017 14:00 Aula Laboratorial Panejamento com Cubos como Simulacro de Arquitectura na Paisagem.Desenho de observação e representação gráfica de composição: panejamento com cubos (10cm de aresta) como simulacro de de paisagem com arquitectura. Descriçãolinear sequencial das riscas que modelam o panejamento. Definição dos cubos pelas arestas. Desenvolvimento do exercício de intervenção paisagística na paisagem.
Modificado em
20/11/2017 13:07
Presenças:
8 alunos.
13/11/2017 14:00 Aula Teórica Intervenção na Tapada - Ponto de Situação.Ponto de situação relativo ao trabalho desenvolvido no exercício nuclear do semestre: Intervenção Paisagística na Tapada. Localização; vistas "inside-out" e "outside-in" N.S.E.W.; material vegetal - identificação das espécies existentes; árvores - representação e apresentação das árvores ou arbustivas existentes no lugar.
Modificado em
14/11/2018 20:38
Presenças:
7 alunos.
09/11/2017 14:00 Aula Laboratorial Intervenção na TapadaContinuação da representação gráfica das vistas "inside-out" e "outside-in" NSEW do sítio da intervenção. Identificação das espécies vegetais existentes no terreno. representção gráfica da árvore ou espécie arbustiva predominante no lugar.
Modificado em
12/11/2017 15:36
Presenças:
7 alunos.
06/11/2017 14:00 Aula Teórica Panejamento Como Simulacro de Paisagem (continuação)1ªParte: Tendo como modelo de observação um cubo com 20cm de aresta coberto com um pano com riscas de cores variadas, fazer um registo gráfico linear sequencial, descrevendo as riscas/listras do panejamento, revelando um itinerário mental/visual. Riscador livre. 2ºParte: No sítio de "Intervenção na Tapada" continuação da representação gráfica das vistas "inside-out" e "outside-in" NSEW.
Modificado em
09/11/2017 12:59
Presenças:
11 alunos.
02/11/2017 14:00 Aula Laboratorial Panejamento Como Simulacro de Paisagem.Desenho de observação e representação gráfica do real tendo como modelo de observação um cubo com 20cm de aresta coberto com um pano com riscas de cores variadas. 1. Modo reactivo - Espontâneo. Riscador e expressão livres. 2. Modo descritivo - Representação gráfica do modelo pela representação do itinerário das riscas uma a uma, do detalhe para o todo. Marcadores ponta de feltro, esferográfica e lápis de cor.
Modificado em
04/11/2017 17:45
Presenças:
7 alunos.
30/10/2017 14:00 Aula Teórica 2ª Avaliação Periódica.2ª Avaliação periódica individual dos cadernos paisagem. Exercício de obsevação e representação gráfica do real: As janelas/vãos do Bloco de Aulas como enquadramento de paisagem e da relação interior/exterior. Continuação da representação gráfica das vistas "inside-out" e "outside-in" N/S/E/W nos locais de intervenção na Tapada.
Modificado em
02/11/2017 12:02
Presenças:
10 alunos.
26/10/2017 14:00 Aula Laboratorial Intervenção Paisagística na Tapada.Apresentação aos alunos de trabalhos exemplares de alunos de anos anteriores não para servirem de modelo, mas, pela variedade das respostas pôr a tónica na individualidade. Continuação da observação e representação gráfica das vistas "inside-out" e "outside-in" da área de intervenção no projecto da tapada. Acompanhamento dos alunos in situ.
Modificado em
30/10/2017 12:49
Presenças:
8 alunos.
23/10/2017 14:00 Aula Teórica Intervenção Paisagística na Tapada.Escolha do sítio/lugar para intervenção paisagística na Tapada. Entrega (ao docente) de folha com indicação do nome do aluno e localização da área de intervenção. Observação e representção gráfica das vistas para dentro (outside-in) e para fora (inside-out) do sítio do projecto. Acompanhamento dos alunos no terreno.
Modificado em
25/10/2017 15:07
Presenças:
10 alunos.
19/10/2017 14:00 Aula Laboratorial Leitura da Paisagem Como Espaço Cénico.Observação e representação gráfica do espaço frente e próximo da "Abegoaria". A paisagem (enquadramento paisagístico) lida como espaço cénico na estruturação/composição. O processo de representação gráfica do lugar utiliza a mesma lógica sequêncial do projecto de arquitectura paisagista i.e. interpretação do território e os seus limites; conhecimento entendimento do lugar, pré-exsitências; intervenção/transformação.
Modificado em
20/10/2017 18:50
Presenças:
10 alunos.
16/10/2017 14:00 Aula Teórica Intervenção na Tapada. Leitura da Paisagem Como Espaço Cénico.Apresentação do tema do semestre- "Intervenção na Tapada", projecto de representação e apresentação gráfica de uma intervenção no perímetro da Tapada de acordo com as competências do arquitecto paisagista. Leitura da paisagem como um espaço cénico: desenho de observação e representção do jardim frente à Abegoaria observando-o como um espaço cénico, em que o plano ajardinado é lido como o palco, os edíficios como cenário e a vegetação, como os actores. Estruturar as escalas da paisagem, da arquitectura e a humana.
Modificado em
20/10/2017 18:35
Presenças:
10 alunos.
12/10/2017 14:00 Aula Laboratorial Representação Gráfica do Real no Anfiteatro de Pedra.Continuação do exercício de observação e representação gráfica do real realizado no Anfiteatro de Pedra: Procurar a harmonia entre a paisagem, a arquitectura e a escala humana. A arquitectura como extensão do corpo e de uma função, integrados na paisagem. De<senhar directamente com lápis de cor, com o objectivo de pensar a cor.
Modificado em
15/10/2017 19:07
Presenças:
7 alunos.
09/10/2017 14:00 Aula Teórica Representação Gráfica do Real no Anfiteatro de Pedra.Representação e observação gráfica do real no Anfiteatro de Pedra. O objectivo é conciliar a paisagem, a arquitectura e o ser humano num todo harmonioso, observando a relação da arquitectura (anfiteatro de pedra), com a morfologia e vegetação do lugar (tapada) e a escala humana (corpo).
Modificado em
09/10/2017 22:06
Presenças:
10 alunos.
02/10/2017 14:00 Aula Teórica 1ªAvaliação Periódica.1ªAvaliação periódica individual doa Cadernos Paisagem. Em conformidade com as críticas apontadas na avaliação, continuação e finalização do exercício iniciado na aula passada: desenhar o contraste entre os volumes arbóreos e as massas esdificadas.
Modificado em
08/10/2017 18:45
Presenças:
10 alunos.
28/09/2017 14:00 Aula Laboratorial Exercício Diagnóstico. Arquitectura/Exterior.Continuação dos exercícios diagnóstico para aferir níveis de conhecimento: No exterior deste edifício seleccionar enquadramentos que contenham fragmentos e a sua relação com a paisagem/massa arbórea. Evidenciar os contrastes e recusar as aparências.
Modificado em
08/10/2017 18:36
Presenças:
10 alunos.
25/09/2017 14:00 Aula Teórica Exercício Diagnóstico,Fragmentos de Arquitectura Interior.Leitura comentada dos trabalhos realizados na aula anterior. Exercício diagósticpara aferir níveis de conhecimento: no interior deste edifício representar graficamente fragmentos de arquitectura. Alternar instrumentos de registo.
Modificado em
26/09/2017 16:56
Presenças:
10 alunos.
21/09/2017 14:00 Aula Laboratorial Exercício DiagnósticoExercício diagnóstico para aferir níveis de conhecimento na expressão gráfica. No exterior, no âmbito da Arquitectura Paisagista, fazer dois desenhos em escalas diferentes e de expressão e média livre: 1-Escala da mão. 2- Escala humana.
Modificado em
26/09/2017 16:57
Presenças:
10 alunos.
18/09/2017 14:00 Aula Teórica Aula de ApresentaçãoAula de apresentação. Considerações acerca do programa da disciplina, modos de actuação e de avalição. Material a adquirir. Questionário Diagnóstico.
Modificado em
18/09/2017 17:41
Presenças:
8 alunos.
|