Engenharia da Água (2 º Sem 2017/2018)

MEAmb

Programa

Engenharia da Água

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente

Programa

1. Canais artificiais e leitos naturais: aplicações nas Engªs Ambiente e Agronómica
1.1 Escoamento gradualmente variado: regolfo; Determinação do regolfo associado à presença de comportas, descarregadores, desníveis, estreitamentos, etc;
1.2 Escoamento rapidamente variado: ressalto hidráulico; Aplicação do ressalto hidráulico para o dimensionamento de bacias de dissipação de energia hídrica.
2. Estruturas de medição e de controlo hidráulico
2.1 Orifícios;
2.2 Descarregadores;
2.3 Principais aplicações (redes de rega, ETARS, etc).
3. Sistemas de abastecimento de água
3.1 Conceitos fundamentais;
3.2 Obras de captação e adução; Projecto da adução. Cálculo económico;
3.3 Instalações elevatórias; Projecto. Cálculo económico;
3.4 Reservatórios de armazenamento e de regulação; Projecto;
3.4 Redes gerais de distribuição de água;
4. Sistemas de águas residuais
4.1Conceitos;
4.2 Concepção e dimensionamento das condutas colectoras;
4.3 Órgãos das redes gerais de drenagem;
4.4 Instalações elevatórias;
5. Barragens e obras hidráulicas anexas
Principais tipos, condicionamentos, constituição e disposição geral. Solicitações. Disposições construtivas, problemas de dimensionamento hidráulico e estrutural; Barragens de gravidade sobre fundações indeformáveis; Descarregadores de cheias; Estruturas de dissipação de energia; Descargas de fundo e evacuador de cheias (condutas de desvio e aquedutos); Equipamentos hidromecânicos (comportas, válvulas, ensecadeiras e grades).