Ecologia da Paisagem Aplicada (2 º Sem 2017/2018)

MAP

Programa

Ecologia da Paisagem Aplicada

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista

Programa

No início da disciplina são apresentados possíveis casos de aplicação dos conceitos e das ferramentas da Ecologia da Paisagem, sendo seleccionado o caso (ou os casos) que mais interesse tenha(m) suscitado. Em todos os possíveis casos de aplicação incluem-se sempre análises de:
1. Padrões de elementos na paisagem, sejam elementos pontuais, lineares ou manchas, e sua interpretação;
2. Composição e configuração da paisagem em relação com os eu funcionamento;
3. Dinâmica da paisagem e seus processos.
Em cada ano, o caso de estudo a desenvolver pelos alunos poderá variar de acordo com a actualidade e interesse do tema e com a disponibilidade da informação geográfica de base.
Como exemplo, o estudo desenvolvido em 2009-2010 centrou-se numa questão central e num factor importante para a dinâmica da paisagem: o fogo. Respeitando as diversas fases da análise recorre-se à avaliação de:
1. Padrões de distribuição dos pontos de origem de incêndio;
2. Associação entre pontos de origem de incêndio e tipos de uso de solo;
3. Análise das áreas ardidas e suas formas;
4. Associação entre áreas ardidas e tipos de uso de solo (índices de selecção);
5. Dinâmica da paisagem através de matrizes de transição;
6. Matrizes de transição condicional: o fogo como processo e factor de dinâmica da paisagem.
Utilizam-se em todos os casos e de uma forma bastante desenvolvida as ferramentas de informação geográfica, sendo todos os trabalhos desenvolvidos com recurso a software de Informação Geográfica e Análise de Padrões, e sendo as análises quantitativas finais realizadas em Excel (ou software de estatística), garantindo a possibilidade de utilização prática destas ferramentas no futuro profissional dos alunos.