Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão e Conservação de Ecossistemas de Águas Interiores (1 º Sem 2018/2019)

MEFRN

Programa

Gestão e Conservação de Ecossistemas de Águas Interiores

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

Programa

Cenário hidro-geomórfico e físico-químico. Mineralização e componentes maioritários. Estratificações. Gases dissolvidos. Capacidade tampão. Matéria orgânica. Nutrientes de proporcionalidade variável. Micro-componentes. Produtores primários em meio aquático. Consumidores do meio aquático. Decomposição e circulação da matéria orgânica. Peixes- aspectos gerais. Peixes portugueses. Espécies e ciclos de vida. Comunidades, tipologia e funcionamento de ecossistemas fluviais. Variações ao longo de gradientes espaciais, temporais e tróficos. Qualidade da água. Poluição. Formas de poluição. Avaliação da qualidade da água. Integridade biótica. Avaliação da integridade biótica. Avaliação da qualidade piscícola. Regularização, alterações do regime de caudais e extracção de água. Efeitos, exemplos. Caudais ecológicos, princípios. Situação em Portugal e formas de implementação de caudais de manutenção ecológica. Passagens para peixes. Fundamentos, tipos, casos de estudo. Papel e valor da mata ripária. Estrutura e ecologia ripárias. Recuperação da vegetação ripária. Alterações dos perfis longitudinal e transversal. Extracção de inertes. Efeitos. Formas de mitigar. A saúde do ecossistema. Principais instrumentos administrativos da gestão da água e ecossistemas aquáticos. Princípios e técnicas de restauro. Restauro de habitats, de troços e de segmentos fluviais. Restauro de albufeiras. Casos de estudo.