Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Genética (2 º Sem 2015/2016)

LEZ

Programa

Genética

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica

Programa

Introdução
Postulados de Mendel. Raças puras, hibridismo. Teorias alélica, e da segregação independente (Meiose). Dominância, homozigocidade (linhas puras) e heterozigocidade (heterosis). Fenótipo, genótipo e ambiente com suas interacções. Binómio de Newton, triângulo de Pascal e Probabilidades de eventos. Intervalo de confiança. Codominância, genótipos letais, alelos múltiplos, epistasia. Características ligadas, influenciadas e limitadas ao sexo. Ligamento dos genes, entrecruzamento (crossing-over) e recombinação, mapa genético. Teste do Χ² (qui-quadrado). A genética das bactérias e seus virus

Do DNA ao Fenótipo
Interação génica com a penetrância e expressividade; O DNA, sua estrutura e replicação; Transcrição e processamento dos RNAs; Proteínas e sua síntese; Regulação da expressão génica em bactérias e vírus; Regulação da expressão génica em eucariotas; Controlo génico do desenvolvimento. Genomas e genómica.

Mutação, Variação e Evolução
Genoma dinâmico (transposões); Mutações, reparações e recombinação; Alterações numéricas e estruturais de cromossomas (erros na disjunção meiótica).

Genética de Populações
Condições de equilíbrio de Hardy-Weinberg;
Factores de evolução: (i) Migração. (ii) Mutações (única, recorrente e recorrente reversível). (iii) Selecção e evolução das frequências génicas e genotípicas. Equilíbrio entre mutação e selecção. (iv) Deriva genética. Distribuição binomial da probabilidade das frequências génicas. Média e variância na 1ª geração e na geração t. Fases dispersiva, plana e de fixação. Taxa de fixação e evolução das frequências genotípicas. Consequências da deriva; (v) Endogamia. Coeficiente de parentesco e coeficiente de endogamia. Endogamia na 1ª geração e na geração t. Variância das frequências génicas em função de Ft. Evolução de F e das frequências genotípicas ao longo das gerações. Tamanho efectivo da população. Endogamia como consequência de cruzamentos selectivos (genealogias).

Genética Quantitativa
Natureza e determinismo das características quantitativas. Quantificação da variabilidade. Desvio ambiental. Controlo dos desvios ambientais. Heritabilidade em sentido lato.
Efeito médio, efeito de substituição e valor reprodutivo. Desvio dominante. Desvio da interacção. Formulação da previsão do ganho de selecção e as relações de variância fenotípica/genotípica e aditiva.
Heritabilidade genotípica (sentido lato) e aditiva (sentido restricto). Cálculo da heritabilidade, mediante estimativa de VE em populações uniformes, em famílias F2, com base nas relações entre parentes. Medidas para obter altas estimativas da heritabilidade. Resposta à selecção. Resposta em populações de fecundação cruzada e de clones ou de linhas puras. Medidas para obter altas estimativas do ganho. Aproveitamento da variabilidade devida à dominância. Endogamia e exogamia. Mudança dos valores médios. Depressão endogâmica (efeito da selecção). Heterosis (cruzamentos simples). Mudanças das variâncias. Redistribuição das variâncias genética e ambiental (uniformidade das linhas consanguíneas). Variâncias entre cruzamentos (aptidões combinatórias, geral e específica).