Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão Integrada de Pragas e Doenças Florestais (1 º Sem 2018/2019)

MEFRN

Programa

Gestão Integrada de Pragas e Doenças Florestais

Mestrado Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

Programa

1. Ecologia das pragas e doenças.
Factores favoráveis à ocorrência de pragas e doenças. Dinâmica das populações, surtos populacionais, mecanismos de regulação, interacções insecto-hospedeiro, inimigos naturais.
Modelos epidemiológicos e quantificação dos parâmetros de doença
2. Monitorização de pragas e doenças
Detecção e monitorização de pragas e doenças: árvore individual, povoamento e território.
Definição de risco do povoamento e da árvore individual. Modelos de causalidade e de grau de risco
3. Medidas de prevenção ou profilácticas. Práticas silvícolas
Gestão de habitat para organismos auxiliares
Prevenção de pragas e doenças exóticas: medidas de embargo, quarentena, legislação.
4. Meios de controlo. Protecção químicos: classificação e composição de pesticidas. Técnicas e material de aplicação de pesticidas.. Impactes ecológicos e riscos para a saúde pública. Processo e exigências de homologação
Controlo biotécnico: feromonas e cairomonas, uso de armadilhas à base de semioquímicos (captura em massa, “push & pull”, confusão sexual)
Controlo biológico: agentes bióticos de controlo biológico, avaliação de eficácia e segurança, impactes ecológicos, biofábricas de agentes bióticos
Melhoramento genético: variabilidade genética e melhoramento de plantas para resistência a pragas e doenças. Métodos biotecnológicos de melhoramento de plantas.
Medidas de controlo culturais e mecânicas.
Tratamento de madeiras armazenadas
5. Impactes ecológicos e económicos das pragas e doenças nos povoamentos e recursos florestais, impactes das estratégias de gestão. Integração da gestão de pragas e doenças na gestão florestal
Análise de custos/benefícios