Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

História do Urbanismo (1 º Sem 2018/2019)

MAP

Programa

História do Urbanismo

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista

Programa

O conteúdo teórico da disciplina reflectirá sobre a cidade ocidental e sobre a observação dos seus exemplos mais representativos – Lisboa, Barcelona, Paris. Serão utilizados casos concretos para observação, recorrendo-se à projecção de imagens preparadas para o efeito. Para além da bibliografia apresentada, quando oportuno, especificar-se-ão outras referências bibliográficas.
O Programa estrutura-se nos seguintes tópicos:
I. As origens da cidade europeia: do lugar à ideia. urbs e polis. As cidades medievais: cidades europeias entre o século XI e o século XV. As cidades renascentistas a partir do século XV
II. O urbanismo como resposta à industrialização. A nova escala das cidades ocidentais. O projecto da metrópole e a infra-estruturação do território. Tipos urbanos e traçados barrocos | barroco, clássico, neoclássico. Modos de intervenção oitocentista. A formação da cidade industrial. Modos de intervenção urbanística: séculos XVIII-XIX.
III. As cidades da disjunção modernista: o poder da máquina e a formação das grandes periferias. A base infra-estrutural do território. Inovações no conceito e projecto de cidade Urbanismo moderno. Cidade linear; cidade-jardim. Movimento moderno e modernismo; CIAM – congressos internacionais da arquitectura moderna.
IV. Pós-moderno e pós-modernidade. Morfologia urbana; tendenza; “res”
V. A cidade pós-industrial e a metrópole do início do séc. XXI. Circunstâncias funcionais, estruturais e políticas que enquadram a emergência da requalificação urbana dos tecidos urbanos existentes.