Inventário Florestal (2 º Sem 2015/2016)

LEFRN , MEDFOR

Breve introdução

A atividade florestal implica a tomada de decisões sobre a relação entre o homem e a floresta, em particular sobre o modo como o homem a modifica para alcançar os seus objetivos. Estas decisões traduzem-se, na prática, através da gestão dos recursos florestais a qual pode ser aplicada por diversos atores (políticos, gestores privados e públicos, florestais, etc.) e a diferentes níveis espaciais (um povoamento, uma área de gestão, o país).

Qualquer que seja o nível a que se considere a gestão florestal, os “gestores” de recursos florestais necessitam de dados fiáveis nos quais possam basear as suas opções de gestão. Os programas de inventariação e monitorização de recursos florestais fornecem precisamente esta informação. O inventário de recursos florestais implica a caracterização de uma determinada área florestal, enquanto que a monitorização de recursos florestais tem como objetivo a avaliação das alterações dos recursos, tentando avaliar as causas das mudanças observadas assim como a verificar se os planos de gestão florestal estão a decorrer de acordo com o previsto.

Na unidade curricular "Inventário Florestal" abordam-se os diversos temas que permitem aos alunos adquirir os conhecimentos necessários para executar todas as atividades inerentes à implementação de um inventário florestal, desde o planeamento de inventários para gestão, o planeamento de amostragens, a recolha de dados no campo e o seu tratamento. Nos últimos anos tem-se verificado uma evolução notável no inventário florestal, em particular na abrangência dos objetivos com que é feito, com ênfase para a avaliação e monitorização de indicadores de gestão florestal sustentável, pelo que é dada alguma relevância a este tema.

A unidade curricular é precedida por um módulo de introdução ao inventário florestal (10 horas) lecionado na unidade curricular "Introdução às Ciências Florestais". No conjunto, o tema está organizado por capítulos que cobrem todos os temas relevantes para a realização de um inventário florestal, com exceção das matérias relacionadas com cartografia e deteção remota, que são tratados na unidade curricular de cartografia.

A unidade curricular "Inventário Florestal", em conjunto com o módulo respetivo na unidade curricular "Introdução às Ciências Florestais", engloba os seguintes capítulos:

Capítulo 1 - Introdução ao inventário florestal (Introdução às Ciências Florestais)

Capítulo 2 – Informação não dendrométrica (Introdução às Ciências Florestais)

Capítulo 3 – Medição e avaliação de variáveis da árvore

Capítulo 4 – Variáveis do povoamento com base em parcelas

Capítulo 5 – Variáveis do povoamento pelo método de Bitterlich

Capítulo 6 – Amostragem aplicada ao inventário florestal

Capítulo 7 – Inventários florestais em Portugal - exemplos

Capítulo 8 – Processamento de dados de inventário florestal

O ensino está organizado em aulas teórico-práticas. A parte prática das aulas consiste geralmente na resolução de exercícios que ajudam a compreender melhor as matérias abordadas na parte teórica das aulas, mas incluem também algumas aulas de campo nas quais os alunos se familiarizam com os aparelhos de medição de árvores e com a instalação e medição de parcelas e pontos de amostragem.

A unidade curricular inclui ainda um estágio de uma semana, com a duração de 35 horas, no qual os alunos realizam a parte de campo relativa ao inventário florestal de uma determinada área.

Para mais detalhes consulte o site www.InventarioFlorestal.eu

Margarida Tomé (Responsável)

Paula Soares