Modelos Matemáticos e Aplicações (2 º Sem 2017/2018)

DB , DEA , DEAlim , DEAmb , DEBS , DEFRN

Modelos Matemáticos e Aplicações

Doutoramento em Biologia
Doutoramento em Engenharia Agronómica
Doutoramento em Engenharia Alimentar
Doutoramento em Engenharia do Ambiente
Doutoramento em Engenharia dos Biossistemas
Doutoramento em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais

Seminários - sessões proferidas por oradores convidados.

Revisão dos fundamentos de probabilidade e estatística - o objetivo desta componente é rever os conceitos base necessários à modelação adequada de dados observados nas diversas áreas de especialização do ISA e homogeneizar as notações a usar durante a Unidade Curricular. A revisão dos conceitos é feita com apoio do programa informático estatístico R.

Modelação estatística - o objetivo desta componente é estudar o Modelo Linear, que inclui como casos particulares a Regressão Linear, as Análises de Variância (de efeitos fixos) e as Análises de Covariância. Estudam-se ainda as generalizações do modelo linear: o modelo linear generalizado e o modelo misto.

Ainda um módulo a escolher entre as duas seguintes alternativas:

Introdução à estatística multivariada - esta componente visa introduzir os alunos a algumas das principais técnicas de análise de dados multivariados.

Introdução aos sistemas dinâmicos em Biologia e Ecologia - esta componente visa introduzir os alunos ao estudo de fenómenos evolutivos usando modelos determinísticos.