Modelação dos Recursos Florestais (1 º Sem 2018/2019)

MEFRN

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram as competências necessárias para utilizar modelos de crescimento da floresta nas diversas actividades que beneficiam do uso deste tipo de ferramentas, nomeadamente na preparação de planos de gestão florestal.
Em particular os alunos devem adquirir competências para:
seleccionar os modelos/metodologias mais adequados para prever os produtos provenientes de cada povoamento durante o horizonte de planeamento, incluindo previsão da produção de bens não lenhosos (cortiça, pinhões, cogumelos), de indicadores de biodiversidade e outros indicadores de gestão sustentável passíveis de ser avaliados com base em modelos;
processar dados de inventário florestal para preparar a informação necessária para a inicialização dos modelos de crescimento e produção;
utilizar modelos de crescimento e produção para a análise de alternativas de gestão ao nível da unidade de intervenção (povoamento homogéneo)