Protecção Florestal (2 º Sem 2017/2018)

LEFRN

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

29/05/2018 08:15 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 8

Realização de um teste teórico com consulta bibliográfica.

Modificado em 04/06/2018 14:41 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

24/05/2018 11:00 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 7

Insetos sugadores, consumidores de raízes, rebentos, frutos e sementes e indutores de galhas.

Exemplos de espécies nativas e invasoras com importância económica no território nacional.

Modificado em 27/05/2018 18:39 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

22/05/2018 08:15 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 6

Visita de estudo a Alcácer do Sa

Observação de pinhal manso atacado por subcorticais e perfuradores devido à proximidade de uma fábrica de pellets. Observação de instalação de novas plantações para substituição de pinhal afetado pelo nematode do pinheiro.

Modificado em 27/05/2018 18:37 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

17/05/2018 11:00 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 5

Insectos subcorticais e perfuradores: biologia, ecologia, diagnóstico, impactes ecológicos e económicos (continuação).

• Descrição de espécies da fauna Portuguesa com importância económica dos principais grupos taxonómicos.

• Coleoptera: Familias: Curculionidae: subfamilias Scolytinae (escolitideos) e Platypodinae (ambrosiófagos).
  • Coleoptera - famílias: Cerambycidae e Buprestidae;

• Lepidoptera - famílias Pyralidae, Sesidae, Cossidae

• Hymenoptera - família Siricidae

Modificado em 27/05/2018 18:34 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

15/05/2018 08:15 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 4

Observação e identificação em laboratório de material com sinais e organismos de diversas pragas florestais, incluindo: - troncos de eucalipto com galerias de cerambicídeos.

- Troncos de pinheiro com galerias de escolitideos, cerambicídeos e buprestídeos e observação de adultos de Ips sexdentatus; Orthtomicus erosus e Tomicus destruens

- Folhas de eucalipto com ataques de psilídeos e com galhas de Ophelimus maskelii e Leptocybe invasa;

- Folhas de Quercus spp. com galhas e com galerias de mineiras, posturas de diferentes espécies de desfolhadores, e respetivos insetos adultos e larvas;

- Adultos, ovos e folhas roídas por Gonipterus platensis, adultos e ninfas de Leptoglossus occidentalis.

Modificado em 27/05/2018 18:28 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

10/05/2018 11:00 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 3

Desfolhadores (cont.)

Principais desfolhadores dos ecossistemas florestais nacionais (continuação).

Desfolhadores de quercíneas: Lymantria dispar, Euproctis chryshorroea, Tortrix viridana, Periclista andrei, Altica quercetorum;

Do choupo: Melasoma populi

Dos ulmeiros: Xanthogaleruca luteola

Dos eucaliptos: Gonipterus platensis

Subcorticias e perfuradores

Grupos taxonomicos incçuidos nesta guilda funcional e sua biologia

Modificado em 27/05/2018 18:21 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

08/05/2018 08:15 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 2

Aula de campo

Observação de sintomas, desfolhadores, sugadores e galícolas em árvores da Tapada da Ajuda no arboreto dos Eucaliptos, arboreto da rede Reinfforce e nas áreas arborizadas junto aos edificios.

Modificado em 27/05/2018 18:16 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

01/05/2018 08:15 Aula Teórico-Práticas

Feriado

Modificado em 27/05/2018 18:12 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.

26/04/2018 11:00 Aula Teórico-Práticas

Pragas florestais - aula 1

Insectos Desfolhadores

Sinais e sintomas. Estragos e impacte económico. Desfolhadores das resinosas. A processionária do pinheiro, Thaumetopea pityocampa, ciclo de vida e inimigos naturais. O lofiro do pinheiro Neodriprion sertifer.

Modificado em 27/05/2018 18:04 Prof. Manuela Rodrigues Branco Simões Presenças: não foram contabilizadas.