Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Valorização Agronómica e Florestal de Resíduos e Bioprodutos (2 º Sem 2017/2018)

MEAmb

Programa

Valorização Agronómica e Florestal de Resíduos e Bioprodutos

Mestrado Bolonha em Engenharia do Ambiente

Programa

Fundamentos da valorização agronómica de resíduos
Caracterização dos resíduos valorizáveis, os resíduos das culturas, os resíduos das explorações pecuárias, os resíduos urbanos, os resíduos agro-industriais e industriais, os resíduos resultantes da valorização energética. Interesse fertilizante dos resíduos orgânicos e o impacto na fertilidade do solo e no ambiente, factores condicionantes do comportamento dos resíduos no solo, o papel dos resíduos na recuperação de solos, o efeito da aplicação na alteração da flora espontânea
Breve referência aos resíduos inorgânicos biodegradáveis e não biodegradáveis
Métodos de avaliação do potencial de valorização de resíduos. Aspectos condicionantes da valorização agronómica, no âmbito do Reap.
Fundamentos da valorização energética de resíduos
- Processos termoquímicos de conversão, processos bioquímicos de conversão, outros processos.
- Emissões, resíduos, impactes, minimização e destino final.
Estratégias para a valorização integrada de diferentes resíduos
- Estudo detalhado de diferentes resíduos, seleccionados em função das quantidades produzidas e dos problemas ambientais que possam causar.
- Selecção das melhores tecnologias disponíveis (MTD) para a sua valorização (aspectos ambientais, agronómicos, regionais e económicos).