Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Vegetação no Espaço Urbano (1 º Sem 2018/2019)

MAP

Programa

Vegetação no Espaço Urbano

Mestrado Bolonha em Arquitectura Paisagista

Programa

1. A importância da estrutura ecológica urbana: papel desempenhado pela vegetação, o seu valor e benefícios. Modelos de quantificação dos benefícios do arvoredo.
2. Jardins de cobertura (“Roof gardens”).
3. Paredes verticais
4. Piscinas biológicas.
5. Principais formações vegetais de Portugal Continental. Áreas de ocupação. Árvores e arbustos mais comuns. Características climáticas. A sua utilização em projectos de arquitectura paisagista no espaço urbano.
6. Sebes. Funções e tipos. Quebra-ventos. Compartimentação. Factores a observar no estabelecimento de cortinas. Espécies mais utilizadas.
7. Taludes. Definição. Tipos. Revestimento. Modelação. Espécies a utilizar.
8. Estabilização e construção biofísica. Utilização de material vegetal. Técnicas de construção.
9. Árvores na cidade: selecção de espécies, cuidados exigidos para a plantação e transplante. Árvores notáveis.
10. Relvados e prados. Anatomia e morfologia das plantas mais utilizadas. Fisiologia. Adaptações ao meio e à utilização. Criação de relvados e de prados. Manutenção.
11. Utilização sustentável da água em espaços verdes (critérios para a selecção da vegetação).
12. Manutenção de espaços verdes. Operações culturais. Meios e recursos indispensáveis para a execução das operações culturais. Planos de Manutenção.
13. Critérios para elaboração de planos de plantação, cadernos de encargos e estimativa de custos. Disponibilidade de plantas nos viveiros. Aplicação prática a projectos de arquitectura paisagista.
14. Fitossanidade (Ana Paula Ramos e Filomena Caetano)
O conceito de doença e de praga. Compreender como as doenças e as pragas afectam as plantas. Conhecer algumas das doenças e pragas mais comuns das plantas em ambiente urbano em Portugal. Interligar a selecção das plantas para um dado projecto paisagístico com a presença de algumas doenças e pragas.