Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Nota introdutória

Licenciada em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996), integrou a equipa de investigação de um projeto que visava o tratamento de águas residuais contendo compostos fenólicos. Apesar da sua participação no referido projeto estar relacionada com a deteção e quantificação de compostos fenólicos por cromatografia líquida de alta eficácia (HPLC), interessou-se pelas tecnologias de tratamento disponíveis para a remoção dos referidos compostos. No sentido de associar estes dois interesses de investigação, iniciou o seu projeto de Doutoramento “Tratamento integrado de água russa. A fração fenólica como parâmetro de avaliação da eficiência do processo” que teve como principais objetivos (i) a conceção de um tratamento para a água russa que permitisse a valorização deste efluente na agricultura, (ii) a proposta de uma valorização alternativa para a lama de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), (iii) aprofundar o conhecimento da fração fenólica presente na água russa e sua reatividade (estes compostos, problemáticos em termos de poluição ambiental, têm um enorme interesse industrial, nomeadamente como antioxidantes).

Desde a conclusão do Doutoramento tem desenvolvido investigação aplicada na área da Engenharia do Ambiente, financiada por projetos Nacionais ou Europeus. As temáticas abrangeram a monitorização ambiental - nomeadamente das emissões para água, ar e solo – mas, também a área da tecnologia de tratamento/valorização de águas residuais e resíduos. Mais recentemente tem desenvolvido investigação na produção de bioenergia, em particular no uso da tecnologia de co-digestão anaeróbia para recuperar energia de residuos agro-industriais e lamas de ETAR.

Em complemento exerce consultoria nos domínios da água/águas residuais e resíduos (em particular lamas de ETAR e resíduos agro-industriais). Neste contexto, desenvolveu diversos projetos de construção/requalificação de ETARI e subsequente implementação e validação da eficiência dos mesmos.

Ao longo da sua carreira tem apresentado diversas publicações de âmbito Nacional e Internacional.

No que se refere ao ensino,  tem desenvolvido atividade pedagógica em diversas áreas do conhecimento. No domínio ambiental, leciona temáticas associadas à aplicação de tecnologias para tratamento de águas, águas residuais e resíduos, e também referentes à componente de gestão e monitorização ambiental, ao nível do 1º ciclo de Engenharia do Ambiente e do 2º ciclo de Engenharia do Ambiente, Engenharia Alimentar e Viticultura e Enologia. No domínio da química, leciona química orgânica, comum a vários cursos do 1º ciclo das engenharias lecionados no ISA, faz parte das ciências base necessárias ao exercício da engenharia, bem como química ambiental, ao nível do 2º ciclo, numa vertente aplicada à resolução de problemas ambientais.

Tem assumido funções de orientação/co-orientação em diversas dissertações de mestrado em diferentes temáticas ambientais, na área das tecnologias de tratamento de água/águas residuais, e respetiva valorização da água residual tratada; e também em valorização energética/agronómica de resíduos, por exemplo recorrendo à tecnologia de co-digestão anaeróbia e à fermentação com produção de hidrogénio.

 

Contactos

Instituto Superior de Agronomia
Tapada da Ajuda
1349-017 Lisboa
Telefone: 21 365 31 00 (Ext. 2133)
E-mail: ritafragoso@isa.ulisboa.pt