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Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas (1 º Sem 2014/2015)

MBF , MEA

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

04/12/2014 14:00 Aula Teórica

Certificação Oficial de VARs.

Aula 20:
 
Homologação  e Certificação Varietal  em Portugal:
 
 w  Homologação de variedades versus certificação da qualidade.
 w  Factores de degeneração das sementes e necessidades da certificação varietal.
 w  Esquema Nacional de certificação varietal (DGADR)
 w  Rede Nacional de Ensaios (RNE). DHE e VAU. 
 w  Catálogo Nacional e Comunitário de Variedades (CNV e CCV)
 w   Multiplicação, e classes de materiais certificados:
  n  Semente do Melhorador  ≈ Sem. Genética
  n  Semente Pré-Base  ≈ Sem. Básica
  n  Semente Base  ≈ Sem. Registada
  n  Semente Certificada de 1ª Geração  ≈ Sem. Certificada
  n  Semente Certificada de 2ª Geração
 

Modificado em 05/12/2014 16:10 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

01/12/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Var Híbridas

Aula 19:

 ´Var´ Híbridas

1. Vigor híbrido (Heterose) / aptidões combinatórias (ACG e ACE)

2. Esquema geral de obtenção de variedades híbridas

    2.1. Melhoramento das populações originárias

    2.2. Autofecundação e melhoramento das linhas

   2.3. Aptidão combinatória

    2.4. Realização dos híbridos

 

´Var´Sintéticas

 

 

Modificado em 05/12/2014 16:07 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

27/11/2014 14:00 Aula Teórica

Aula 16 Conservação genética do Germplasma

Aula 16:
Conservação Genética de germoplasma
v  Necessidade de conservação - paradoxo do MP
v  Modelo e Estratégias de Conservação
Ø  in situ: Reservas; Parques Naturais; e On-Farm;  e,
Ø  ex situ: Sementes, Jardins Bot., Colecções de campo, Pólen, DNA, Culturas in vitro.
v  Ações num Banco de Germoplasma (Registar, Limpar, Secar, Embalar (TºC e H%), Armazenar/Distribuir, Regenerar)
v  Padrão geral da conservação
1.       Explorar a variabilidade genética;
2.       Colher amostras representativas;
3.       Avaliar as características agronómicas (Variações quantitativas);            
4.       Caracterizar pelos genes maiores;
5.       Armazenar condignamente segundo o tipo de Banco;
6.       Rejuvenescer amostras e Trocar entre Melhoradores
v  Descritores de uma espécie: de passaporte; de caracterização e, de avaliação.
v  Catálogo de uma espécie
ü  Dados de passaporte;
ü  Dados de caracterização
ü  Dados de avaliação
  

Modificado em 05/12/2014 15:56 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

24/11/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Metodologias Gerais de MP

Aula 18:
Metodologias

Apresentação geral das metodologias de MP segundo os três sistemas reprodutivos ACP (A-autogâmico, C-alogâmico e P-apomítico) e os quatro tipos populacionais (LP, HYB, PPL e CLO)
Selecção Genealógica:
  Variantes operacionais: 
    “pedigree” genealógica;  
    “bulk” massal;  
    “Single Seed Descent” descendente de semente única;  
    “Early generations testing” testes precoces
Retrocruzamento (Backcross)

 

 

Modificado em 05/12/2014 16:14 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

20/11/2014 14:00 Aula Teórica

Aula 15 - Recursos Genéticos e Germoplasma

Aula 15:

II. Bases interdisciplinares do Melhoramento de Plantas

Material Vegetal do MP [Recursos Genéticos e Germoplasma]

1. Fitodiversidade (Comunidades,  Espécies,  Indivíduos e  Genes)

2. Centros de Origem de Vavilov ou Centros de Diversidade de plantas cultivadas:

I- Chinês; II- Indiano; IIa- Indo-Malaio; III- Ásia Central; IV- Próximo-Oriente;

V- Mediterrânico; VI- Abissínico; VII- Mexicano; VIII- Sul Americano;

VIIIa- Chileno e VIIIb- Brasileiro-Paraguaio

3. Dinâmica na Domesticação de plantas (aspectos genéticos e fisiológicos).

4. Necessidade de Conservação Genética (Erosão Genética)

5. Tipos de Recursos Genéticos e Germoplasma específico (Col. de Melhoramento).

6. Centros Internacionais com MP do CGIAR: 

CIAT-Centro Internacional de Agricultura Tropical ; CIFOR-Center for International Forestry Research; CIMMYT-Centro Internacional de Mejoramiento de Maiz y Trigo; CIP-Centro Internacional de la Papa; ICARDA-International Center for Agricultural Research in the Dry Areas;  ICLARM-International Center for Living Aquatic Resources Management; ICRAF-International Centre for Research in Agroforestry; ICRISAT-International Crops Research Institute for the Semi-Arid Tropics; IFPRI-International Food Policy Research Institute: IIMI-International Irrigation Management Institute: IITA-International Institute of Tropical Agriculture : ILRI-International Livestock Research Institute; IPGRI-International Plant Genetic Resources Institute; IRRI-International Rice Research Institute ; ISNAR-International Service for National Agricultural Research e WARDA-West Africa Rice Development Association.

Modificado em 05/12/2014 15:51 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

17/11/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Biologia Floraj, Sistemas Reprodutivos e Estrutar de Pops.

Aula 17:

Biologia floral e sistemas reprodutivos

1. Tipos de expressão sexual: na flor, na planta e, na população

2. Sistemas reprodutivos nas angiospérmicas:
Mecanismos que asseguram a autofecundação (Autogamia)
Mecanismos que asseguram a fecundação cruzada (Alogamia)
Mecanismos que asseguram a propagação assexuada (Apomixia)

3. Estruturas genéticas dos tipos de populações condicionadoras de:
Metodologias de Melhoramento Genético
Aplicação às espécies escolhidas para os relatórios dos Alunos…

4. Pólen e sua conservação
 

Modificado em 05/12/2014 16:15 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: não foram contabilizadas.

13/11/2014 14:00 Aula Teórica

14ª Aula - Padrão geral de Decisões do MP

Aula 14:

Introdução ao Melhoramento de Plantas

v  Conceito de Melhoramento de Plantas (MP) enquanto Ciência, Arte e Tecnologia;
v  Paralelismo do MP com a Evolução Natural: domesticação e selecção;
v  Critérios de Variabilidade genética, recombinação, avaliação, selecção, multiplicação e distribuição, como componentes importantes no MP;
v   Visibilidade actual do MP na agricultura e nos circuitos de consumo: Novas Vars.
v  Relação do MP com a tecnologia cultural e o desenvolvimento 
 
v  Efeitos erosivos do MP sobre a variabilidade genética das espécies cultivadas: necessidade da conservação genética ...


Modificado em 05/12/2014 16:16 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

10/11/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Estratégias de Conservação Genética

Aula 16:

Conservação Genética de germoplasma (cont.)

v  Modelo geral e Estratégias de Conservação

1.     Selecção taxa alvo

2.     Incumbência do projecto

3.     Inventário ecogeográfico e missão preliminar de prospecção

4.     Objectivos de conservação

5.     Exploração de campo

6.     Estratégias de conservação: ex situ: Sementes, Jardins Bot., Colecções de campo, Pólen, DNA, Culturas in vitro e in situ: Reservas; Parques Naturais; e On-Farm

7.     Conservação complementar

8.     Produtos de conservação

9.     Disseminação dos produtos conservados

10.Utilização dos recursos genéticos das plantas

v  Acções num Banco de Germoplasma de Melhorador e num Banco Activo (caracterizar e avaliar acessões) e Básico, Nacional ou Regional (preservar cópias de acessões)

 

v  Consulta Bibliográfica por espécie escolhida pelo Aluno.

Modificado em 05/12/2014 16:02 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

06/11/2014 14:00 Aula Teórica

Aula 13 (04/11/2014: 17.30h-19.30h)

Conceito de interacção genótipoxambiente e principais metodologias de estudo do fenómeno (conclusão). Resolução de exercícios sobre estimação de parâmetros genéticos em populações de fecundação cruzada (exercícios 5 a 10 do trabalho prático VI).

Modificado em 07/11/2014 11:12 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

03/11/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula 12 (03/11/2014: 14h-17h)

Estimação de parâmetros genéticos em populações de fecundação cruzada (continuação): exemplos de análise dados de famílias de meios irmãos e de famílias de irmãos completos e de meios irmãos. Conceito de correlação genética entre características. Conceito de interacção genótipoxambiente e principais metodologias de estudo do fenómeno.

Modificado em 05/11/2014 09:14 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

30/10/2014 14:00 Aula Teórica

Aula 11 (27/10/2014: 17h-19h)

Estimação de parâmetros genéticos em populações de fecundaçãocruzada: regressão descendência/progenitor; regressão descendência/progenitor médio; correlação intraclasse de famílias de meios irmãos; correlação intraclasse de famílias de irmãos completos. Resolução dos exercícios 1 a 4 do trabalho prático VI.

Modificado em 31/10/2014 08:39 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

27/10/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula 10 (27/10/2014: 14h-17h)

 Os conceitos valor médio da população, efeito médio do gene, valor aditivo (ou reprodutivo) e desvio dominante. Resolução do trabalho prático V. Decomposição do valor genotípico, suas componentes de variância e conceito de heritabilidade em sentido restrito.

Modificado em 28/10/2014 09:02 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 3 alunos.

23/10/2014 14:00 Aula Teórica

Aula 9 (20/10/2014: 17h-19h)

A metodologia de selecção da videira praticada em Portugal. Trabalho prático IV.

Modificado em 24/10/2014 09:14 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

20/10/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula 8 (20/10/2014: 14h-17h)

Estimação das componentes de variância, previsão dos efeitos genotípicos, cálculo da heritabilidade e previsão do ganho genético: caso de populações cujos genótipos passam íntegros entre “gerações”, incluindo as de propagação vegetativa (continuação). Resolução dos exercícios 5 a 7 do trabalho prático III.

Modificado em 21/10/2014 08:13 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

16/10/2014 14:00 Aula Teórica

Aula 7 (13/10/2014: 17h-19h)

Os principais modelos para a análise de dados de características quantitativas: modelos aleatório e misto (continuação).

Estimação das componentes de variância, previsão dos efeitos genotípicos, cálculo da heritabilidade e previsão do ganho genético: caso de populações cujos genótipos passam íntegros entre “gerações”, incluindo as de propagação vegetativa.

Resolução dos exercícios 1 a 4 do trabalho prático III.

Modificado em 16/10/2014 17:11 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

13/10/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula 6 (13/10/2014: 14h-17h)

A natureza das características quantitativas. Avaliação das características quantitativas: breve descrição dos principais delineamentos experimentais utilizados para sua avaliação. Resolução dos exercícios do trabalho prático II.

Os principais modelos para a análise de dados de características quantitativas: modelos aleatório e misto.

Modificado em 15/10/2014 15:58 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

09/10/2014 14:00 Aula Teórica

3ª Aula

Resolução de vários problemas de ´Genética de Populações´.

 

Modificado em 15/10/2014 12:39 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

06/10/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula 5 (6/10/2014: 17h-19h)

Utilização de macros de simulação para exemplificação de fenómenos de genética de populações. Resolução de exercícios sobre deriva genética: trabalho prático I, exercícios 9 a 10.

Modificado em 15/10/2014 15:57 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

02/10/2014 14:00 Aula Teórica

2ª Genética de Populações

Genética de Populações (30-9-2014)

   1. As frequências alélicas dos genes duma população variam no espaço e no tempo;
   2. A lei de Hardy-Weinberg descreve relações entre frequências alélicas e genotípicas numa população ideal;
   3. A Lei de Hardy-Weinberg pode ser aplicada a populações humanas;
   4. A Lei de Hardy-Weinberg pode ser usada para estudar alelos múltiplos, características ligadas ao X e frequências de heterozigóticos;
   5. A Selecção Natural é uma força evolutiva importante na mudança das frequências alélicas;
   6. As Mutações criam novos alelos nos genes;
   7. As Migrações e fluxos génicos podem alterar as frequências alélicas;
   8. A Deriva Genética causa mudanças aleatórias nas frequências alélicas em populações pequenas;
  9. Cruzamentos preferencias (não casuais) alteram as frequências genotípicas mas não as frequências alélicas.

 

 

Modificado em 15/10/2014 12:45 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

29/09/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Aula 4 (6/10/2014: 14h-17h)

Exercícios de aplicação sobre genética de populações (Lei de Hardy-Weinberg, mutação, migração e selecção): trabalho prático I, exercícios 1 a 8.


Modificado em 28/10/2014 21:49 Prof. Elsa Maria Félix Gonçalves Presenças: 6 alunos.

25/09/2014 14:00 Aula Teórica

Apresentação efectiva

Aula 1 (Apresentação a 29-9-2014

 

Apresentação dos temas: Genética Pops., Genética Quantitativa e Melhoramento Genético  

Tipo de aulas: 

Visitas de estudo: 

Programa: Distribuído em papel. 

Aulas práticas:  (ver programa).

Bibliografia:  (ver programa)

Frequência: Adquire-se mediante a presença em 75% das aulas 

Avaliação contínua:  0,5Ts + 0,25Qs + 0,25T = AC. 

Alunos (6): 

 

 

Modificado em 15/10/2014 12:44 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 6 alunos.

22/09/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Sem Aula

O órgão do CG dicide eliminar este curso por falta de Alunos! 

Verificam-se mais inscrições optativas e o Curos é autorizado...

 

Modificado em 15/10/2014 12:36 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 0 alunos.

18/09/2014 14:00 Aula Teórica

Sem Aula

Por fala de Alunos inscritos obrigatoriamente, não houve Aula.


Modificado em 15/10/2014 12:37 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 0 alunos.

15/09/2014 14:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação

Não houve Aula por falta de Alunos inscritos ...

 

Modificado em 15/10/2014 12:38 Prof. João Manuel Neves Martins Presenças: 2 alunos.