Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

ISA  >  Ensino  >  MEA

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica

Campus

Coordenadores 2017/2018

Prof. Doutor  Cristina Maria Moniz Simões Oliveira

Prazos

Calendário Escolar:

Candidaturas:

Resultado da selecção:

Inscrições:

Informação Adicional
Links
Flyer EngAgronomica

Breve Introdução

O principal objetivo do curso de Mestrado em Engenharia Agronómica é o de formar profissionais que possuam formação académica que lhes permita aplicar, através da metodologia científica e técnica apropriada, tanto os conhecimentos de base da Engenharia (Matemática, Física e Química) como das disciplinas profissionalizantes em atividades e projetos relativos à produção e/ou transformação dos produtos vegetais e animais, e/ou à conservação e gestão de recursos naturais e ambientais, dentro de formas económica e socialmente viáveis, salvaguardando a proteção ativa do património e da paisagem rural. 

O mestrado está estruturado num tronco comum donde derivam as seguintes áreas de especialização:

- Agronomia Tropical -

- Agro-Pecuária - formação técnico-científica aprofundada na área dos sistemas agro-pecuários integrando a agronomia com a ecologia e as ciências económico-sociais.

- Engenharia Rural - formação técnico-científica aprofundada da análise e planeamento de projetos integrando conceitos nas áreas das ciências e da engenharia e tecnologias agrícolas.

- Hortofruticultura e Viticultura - formação técnico-científica aprofundada na área da horticultura herbácea e ornamental, da fruticultura e da viticultura integrando conceitos nas áreas das ciências e da engenharia.

- Protecção de Plantas - Formação multidisciplinar teórica e prática na área da proteção de plantas, incluindo entomologia, fitopatologia, herbologia, utilização sustentável dos pesticidas e proteção das culturas, seguindo os princípios da proteção integrada e focada nas exigências da produção agrícola, qualidade alimentar e proteção ambiental.

Historial

O Engenheiro Agrónomo é um profissional com conhecimento de base científica (matemática, física, biologia, química e economia), de engenharia, em geral, e de agronomia, em particular (ciências aplicadas e tecnologias), e do meio agrário, que é capaz de analisar, compreender, conceber, planear, projectar e dirigir actividades relacionadas com o sector agrícola, bem como promover a resolução de problemas por elas suscitados.

O Instituto Superior de Agronomia, primeira escola de ensino da agricultura do país, utilizou a experiência conseguida ao longo de mais de um século de actividade para evoluir para novas áreas profissionais e do conhecimento técnico-científico. O Mestrado em Engenharia Agronómica mantém a formação polivalente e abrangente, que ao longo do tempo tanto tem prestigiado os engenheiros agrónomos, associada a uma formação mais especializada e voltada para as novas oportunidades e saídas profissionais. A qualidade do ensino é garantida por um corpo docente altamente qualificado, pelo elevado número de visitas de estudo e de trabalhos práticos e por uma boa formação científica voltada para a capacidade de inovação e de resolução de problemas. Na preparação dos programas é dada especial atenção à preservação do ambiente, sustentabilidade dos recursos e utilização das novas tecnologias com vista a preparar o agrónomo para exercer a sua actividade aos mais diversos níveis do produtor ao consumidor, com especial atenção para oportunidades de emprego fora das actividades agrícolas tradicionais.

Objectivos

Destinatários

Saídas Profissionais

Regime de Funcionamento

Diurno

Propinas

Anual 2017/2018

Estudantes nacionais: 1.250,00 €
 
Estudantes internacionais: 3.000 €

Calendário Lectivo

Todos semestres 1º semestre 2º semestre
Aulas
  • 18-09-2017 ... 20-12-2017
  • 12-02-2018 ... 30-05-2018
Exames
  • 04-01-2018 ... 02-02-2018
  • 04-06-2018 ... 02-07-2018
Submissão de Notas
  • 03-01-2018 ... 29-08-2018
  • 04-06-2018 ... 30-09-2018
Exames - Época Especial
  • 04-01-2018 ... 13-08-2018
Submissão de Notas - Época Especial
  • 01-02-2018 ... 26-06-2018
Todos semestres 1º semestre 2º semestre

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.