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SAAT/2015-2016/2-semestre
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Sumários
Sistemas Agrícolas e Agro-Florestais Tropicais (2 º Sem 2015/2016)Sumários26/05/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Apresentação de trabalhosApresentação, discussão e avaliação dos trabalhos realizados pelos alunos para a Unidade de crédito
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13/03/2017 16:45
Presenças:
6 alunos.
19/05/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas MilhoSistemas culturais para a produção de milho e mão de obra necessária - Sistema inteiramente manual - Sistema semi-mecanizado - Sistema mecanizado Comparação das experiências em vários países e seu efito na produtividade e sustentabilidade obtida Aspectos pecuários essencias nos sistema de produção animal nas regiões tropicais. Da evolução natural até ao melhoramento do gado. Da criação de gado até à pecuária
Modificado em
13/03/2017 16:44
Presenças:
5 alunos.
12/05/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Agricultura ItineranteRecomendações de ordem socio institucional. A necessidae de estudar as populações e de se responder aos seus anseios Recomendações de ordem económica Qual o futura para a agricultura itinerante. Evoluções possíveis do sistema de acordo com as oportunidade e com as políticas públicas definidas
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13/03/2017 16:40
Presenças:
5 alunos.
05/05/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Agricultura ItineranteA conjugação das limitações técnicas versus socioinstitucionais versus económica A dificuldade de determinar o constrangimento que funciona como a lei do mínimo As recomendações para uma mais adequada Agricultura Itinerante - A colheita e o tratamento de dados - As base técnicas e a necessidade de investigação
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13/03/2017 16:37
Presenças:
5 alunos.
28/04/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Agricultura ItineranteLimitações à Agricultura Itinerante - Limitações de ordem técnica - Limitações de ordem económica - Limitações de ordem sócio-institucional A grande difivulfar de ter uma visão holística em vez de uma visão vertical de cada uma das limitações As verdades e os mitos sonbre as questões do desenvolvimento Quando as opções sócio instuticionais dificultam as melhores opções. Entre o cinismo, a realidade e o combate à pobreza
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03/05/2016 12:23
Presenças:
5 alunos.
21/04/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas ConferênciaParticipação da turma no worshop "Agenda 2030 on sustainable development: How shall agricultural research and higher education respond".
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28/04/2016 08:11
Presenças:
3 alunos.
14/04/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Queimadas e Agricultura Itinerante-As pectos positivia da realização das queimadas - Balanço entes os aspectos negativos e positivos - Técnicas ou abordagens para minorar os efeiotos das quimadas. Mitos e realidades
- A Agricultura Itinerante Definição. Simple prática cultural ou algo mais. Onde terá começado Caracterização sumária. AI de Floresta e AI da Savana Definição Sistema viável ou insustentável. Mitos e realidades Possíveis melhorias a serem introduzidas ao sistema
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28/04/2016 08:08
Presenças:
4 alunos.
07/04/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Viosita de EstudoVisita de estudo à herdade da Tourega, A importância da ecologia na exploração dos recursos natirais.
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28/04/2016 08:01
Presenças:
4 alunos.
31/03/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas EnsombramentoENSOBRAMENTO (conclusão) 1 - Caracteristicas das árvores de sombra 2 - Tipos de sombra: Definitiva e Provisória 3 - Estabelecimento do sistema de ensombramento: derruba parcial e derruba total, vantagens e inconvenientes. 4 - Regularização da sombra: objectivos a atingir, custos de produção e preços dos produtos no mercado nacional e internacional. 5 - Evolução do sistema de ensombramento. Razões que o justifiquem
DESMATAÇÃO 1 - Objetivos a atingir: económicos; sociais e políticos 2 - Cuidados a observar 3 - Fases da Desmatação: Derruba; Arranca; Limpeza e Arroteia 3.1 - Derruba: total ou parcial - métodos clássicos, químicos e mecânicos ( a evolução dos diversos tipos de máquinas) 3.2 - Arranca: extracção das touças, fogo, manualmente, mecanicamente, explosivos 3.3 - Limpeza - remoção ou empihamento para queima (máquinas a utilizar) 3.4 - Arroteia - métodos tradicionais e mecânicos 4 - Evolução do material a utilizar na desmatação e critérios paa a sua utilização
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31/03/2016 18:28
Presenças:
3 alunos.
24/03/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Férias da PáscoaFérias da Páscoa
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31/03/2016 18:13
Presenças:
não foram contabilizadas.
17/03/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Sistemas AgroflorestaisENSOMBRAMENTO
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22/03/2016 17:31
Presenças:
4 alunos.
10/03/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas MultimédiaProjecção de filmes e de diapositivos sobre diferentes realidades dos sistemas agrários e agroflorestais tropicais - Aspectos e impactos na biodiversidade, na sustentabilidade e nas melhorias ou não das condições de vida das populações
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13/03/2017 16:47
Presenças:
5 alunos.
03/03/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Os Sistemas Agroflorestaisistemas Agroflorestais Trpoicais
1 - Os Sistemas Agroflorestais 1.1 - O que são 1.2 - Produtos a objectivos 1.3 - Tipos de sistemas 1.3.1 - Os sistemas Agroflorestais Simultâneos - Ensombramento de culturas perenes - Plantação de bordadura - Cultura em Áleas (alley cropping) Um ensaio na Guiné Bissau. Lições apreendidas do trabalho com a comunidade. O assumir de uma técnica nova e as suas dificuldades. - Sistema de parque - Sistema silvopastoril - Sistema "Jardim doméstico" - Sebes vivas ou cortinas contra os ventos - Sistema multiestratos - Plantação acompanhando as curvas de nível
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04/03/2016 18:23
Presenças:
3 alunos.
25/02/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas Abordagem dos sistemas AgráriosAbordagem aos sistemas agrários
1 - A especificidade das diferentes realidades tropicais 2 - A agronomia tropical, a sua evolução e as diferentes escolas 3 - A escola portuguesa e a sua evolução, a escola inglesa, a escola francesa, a escola holandesa e a escola italiana 4 - A evolução do estudo das matérias primas (tempo colonial) para os sistemas agrícolas e para as cculturas alimentares como base do desenvolvimento 5 - O aparecimento do Sistema CGIAR (Consultative Group for International Agricultural Research) e a evolução da cooperação intenacional na área da agricultura.
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04/03/2016 18:11
Presenças:
3 alunos.
18/02/2016 08:00 Aula Teórico-Práticas A História dos Sistemas1 - Da coleta à agricultura de precisão - O Neolítico e a sedentarização das agricultura. Os princípios e as razões - O aparecimento dos primeiros centros de dispersão das culuras. O centros secundários e a sua contibuição. - Os descobrimentos como 1ª globalização e seu impacto na evolução dos sistemas. A transferência de culturas entre os continentes - O surgimento da Revolução industrial e o seu impacto
2 - As concicionantes para a evolução dos diferentes sistemas - Concionantes naturais - Físicas e Biológicas - Condicionantes Sócio - Económicas - Endógenas - Exógenas 3 - O Clima como factor essencial (natural/físico) para a distribuição e evolução dos sistemas 3.1 - O complexo climático 3.1.1 - Factores Climáticos
3.1.2 - Factores geográficos
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19/02/2016 17:51
Presenças:
3 alunos.
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