Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sociedade e Sistemas Rurais (2 º Sem 2016/2017)

MEA , MAP

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

31/05/2017 13:30 Aula Teórica

14ª aula

 

Síntese: sistemas rurais e desenvolvimento

Síntese:

a noção de sistema rural;

balanço dos trabalhos relativos ao temas “Da agricultura ao rural” e “Rural e desenvolvimento”;

balanço e visionamento do conjunto dos slides dos alunos em torno do “Um rural sem território”

Inquérito aos alunos sobre os conteúdos programáticos e sobre as metodologias utilizadas na disciplina

Modificado em 09/06/2017 15:13 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: não foram contabilizadas.

24/05/2017 13:30 Aula Teórica

13ª Aula

 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Apresentação pelos alunos do 2º trabalho grupo (Temas 1 e 3): património rural, produtos de qualidade e turismo rural.

 

Modificado em 24/05/2017 19:26 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 15 alunos.

17/05/2017 13:30 Aula Teórica

12ª aula

 3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Turismo e visitação do rural. A mudança social e o discurso sobre a ruralidade. A oferta e a procura de turismo rural. O potencial do turismo para o desenvolvimento rural

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Apresentação pelos alunos do 2º trabalho de grupo (Temas 1 ou 3): os proprietários florestais; registo da memória de um rural.

Modificado em 24/05/2017 19:25 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 18 alunos.

10/05/2017 13:30 Aula Teórica

11ª aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Paisagem como lugar. Perceções e preferências de paisagens. Apontamento metodológico sobre recolha de informação por entrevista e inquérito – como perguntar

Produtos de qualidade. Noção e regulamentação. Processos de qualificação: estratégias territorial e de fileira.

Discussão com os alunos dos esquemas do 2º trabalho de grupo (Temas 1 ou 3)

Modificado em 24/05/2017 19:25 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 7 alunos.

03/05/2017 13:30 Aula Teórica

10ª aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Património e novos usos do território: a produção energética como exemplo – apresentação de Damián Copena, “Energia eólica e desenvolvimento rural: o caso da Galiza”

Discussão com os alunos dos esquemas do 2º trabalho de grupo (Temas 1 ou 3).

 

Modificado em 24/05/2017 19:24 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 17 alunos.

26/04/2017 13:30 Aula Teórica

9ª aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Apresentações de trabalhos individuais em torno do “Um rural sem território”

3. Os sistemas rurais e o desenvolvimento

Património e novos usos do território (produção energética como exemplo)

Visionamento e discussão do filme “Máscaras” de Noémia Delgado e de parte do documentário “Pelas terras do andarilho”

Selecção pelos alunos dos textos de suporte ao 2º trabalho de grupo (Temas 1 ou 3)

Modificado em 24/05/2017 19:21 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 17 alunos.

19/04/2017 13:30 Aula Teórica

8ª Aula

1.   Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Da questão da terra à utilização do espaço.

Apresentações de trabalhos individuais em torno do “Um rural sem território”

2.   Introdução ao desenvolvimento rural

Da agricultura ao rural (síntese)

O desenvolvimento rural

Políticas de desenvolvimento rural

3.   Apresentação e debate de um estudo de caso: Catarina Rodrigues (2017), Baldio da Serra de Mértola: uma história da paisagem.

Modificado em 21/04/2017 10:42 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 15 alunos.

05/04/2017 13:30 Aula Teórica

7ª Aula

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: Lógicas e estratégias económicas dos detentores da utilização do espaço.

Noções de economia e de racionalidade económica dos agentes. Os casos das agriculturas, camponesa, familiar e capitalista, e de diferentes tipos de propriedade florestal privada não industrial.

Laboratório social: jogo em torno do dilema do prisioneiro como exemplo de dilema social (como o interesse individual pode conduzir ao desastre colectivo)

Grelhas de análise para a elaboração de ficha de leitura do texto “Um rural sem território”, para posterior realização do ensaio visual.

Modificado em 24/05/2017 19:28 Prof. Ana Maria Contente de Vinhas Novais Presenças: 17 alunos.

29/03/2017 13:30 Aula Teórica

6ª aula

 

2. Sistemas rurais e condicionantes do meio

Continuação da apresentação de estudos de caso do Tema 2 pelos grupos de alunos: (3) Vikings na Gronelândia, (4) Colapsos dos Maias, (5) Ilhas Pitcairn e Henderson, (9) Haiti / República Dominicana

Síntese: O debate sobre a relação entre os sistemas rurais e o meio; motivos que levam as sociedades a tomar decisões catastróficas; a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável. As sociedades do passado e os desafios às sociedades actuais: escala dos impactos ambientais e acção colectiva; diferenciação perante a vulnerabilidade aos problemas ambientais; população, alimentação e liberdade.

Modificado em 29/03/2017 19:11 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 16 alunos.

22/03/2017 13:30 Aula Teórica

5ª Aula

 

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: o Rural

Origem e delimitação da noção de rural; Tipologia de zonas rurais; Dinâmicas populacionais no, do e para o rural; Peso social e simbólico da agricultura (hortejos, identidades e herança rural); Participação, confiança e expectativas dos residentes em face do desenvolvimento; Interlocutores no espaço rural.

Discussão de conceitos (rural) com vista à elaboração de ficha de leitura do texto “Um rural sem território”, para posterior realização do ensaio visual: a dissociação entre o rural e a agricultura em Domingos (2012), “Vida no campo”

2. Sistemas rurais e condicionantes do meio

“Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond) – Apresentação de estudos de caso do Tema 2 pelos grupos de alunos: (1) Anasazi e os seus vizinhos, (2) Ilha da Páscoa, (6) Austrália, (7) Ruanda, e (8) China.

Modificado em 24/03/2017 10:23 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 18 alunos.

15/03/2017 13:30 Aula Teórica

4ª aula

 

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: Agricultura (conclusão)

Noções e conceitos: emprego agrícola (tempo parcial e tempo completo, profissionalização do trabalho); modelo tecnológico (revoluções agrícolas, modernização, intensificação; eficiência energética); ajustamento estrutural (concentração das explorações, aumento da dimensão ou escala); estruturas agrárias (diferenciação na UE, PD versus PED).

Apontamento metodológico com vista à preparação do ensaio visual em torno do texto “Um rural sem território”: etapas na realização de um trabalho; delimitação do objectivo e revisão bibliográfica; identificação da questão ou hipótese; conceitos e esquemas interpretativos; abordagem analítica e normativa.

Analítico / normativo – identificação em excertos do livro de Pinto el al. (2013), “Livro verde dos montados

Modificado em 15/03/2017 18:41 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: não foram contabilizadas.

08/03/2017 13:30 Aula Teórica

3º aula

 

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: Agricultura

Noções e conceitos:

modelo tecnológico (revoluções agrícolas, modernização, intensificação; eficiência energética);

tecnologia tradicional: diversidade regional de práticas, as condições de trabalho da população rural, ligação da população ao território.

Visita ao Museu Nacional de Etnologia – O percurso do museu, da etnografia portuguesa e da sua produção documental; apresentação do catálogo organizado por Brito, Baptista e Pereira (1996), “O Vôo do arado”. Visita guiada às, Galerias da Vida Rural, com passagem pela galeria das Artes e Ofícios. Visionamento de filmes de época sobre trabalho agrícola e as artes de pesca.

 
Modificado em 13/03/2017 09:30 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 19 alunos.

22/02/2017 13:30 Aula Teórica

2ª aula

 

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Análise do espaço rural: Incultos, Floresta. Noções e conceitos: transição florestal, fronteira e abandono agrícolas, relação incultos-agricultura e floresta-agricultura, funções dos incultos e da floresta, tipos de propriedade florestal.

2. Sistemas rurais e condicionantes do meio

A relação entre os sistemas rurais e o meio (selecção pelos grupos de alunos dos estudos de caso relativos ao Tema 2)

“Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso” (Diamond, 2008) – Apresentação da grelha de leitura para os estudos de caso – trabalhos de grupo do Tema 2. Noção de dilema social, dilema dos bens de acesso livre e dos bens públicos.

 

Modificado em 13/03/2017 09:23 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 19 alunos.

15/02/2017 13:30 Aula Teórica

1ª Aula

 

Apresentação dos conteúdos programáticos, das normas de avaliação da disciplina, do esquema de funcionamento das aulas (elaboração e apresentação de trabalhos práticos, fichas de leitura), da bibliografia aconselhada e do material pedagógico de apoio às aulas

1. Da agricultura ao rural. A noção de sistema rural

Introdução: princípios metodológicos. Ocupação do espaço: escalas de leitura, construção social das categorias, comparação de fontes.

Modificado em 22/02/2017 18:02 Prof. Maria João Prudêncio Rafael Canadas Presenças: 23 alunos.