Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Sistemas de Produção de Carne e Leite (1 º Sem 2017/2018)

MEZ-PA , MEAlim

Programa

Sistemas de Produção de Carne e Leite

Mestrado Bolonha em Engenharia Zootécnica - Produção Animal
Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar

Programa

1. Segurança Alimentar e Bem Estar Animal nos Diferentes Sistemas de Produção: factores que contribuem para a segurança alimentar e o bem estar animal.
2. Sistemas de Produção de Carne de Aves. Selecção e multiplicação em avicultura. Frangos de carne e outras espécies avícolas. Reprodutoras pesadas. O centro de incubação.
3. Sistemas de Produção de Carne e Leite de Ovinos e de Caprinos. O ciclo produtivo da ovelha e da cabra nos diversos sistemas de produção e índices produtivos. A carne de borrego e de cabrito: qualidade da carne e das carcaças − grelhas de classificação. O leite de ovelha e de cabra para o fabrico de queijo: composição do leite e factores de variação.
4. Sistemas de Produção de Carne de Suíno. Suínos reprodutores: o ciclo produtivo da porca. Os leitões. Os suínos em crescimento e acabamento: estratégias económicas. Instalação de uma suinicultura nos diversos sistemas de produção.
5. Sistemas de Produção de Carne e Leite de Bovino. Bovinos produtores de carne: crescimento e desenvolvimento: evolução da composição corporal − precocidade. Curvas de crescimento nos diversos sistemas de produção: crescimento compensatório. Bovinos produtores de leite: parâmetros básicos. Os vitelos e as novilhas. A vaca leiteira e a condução da reprodução: síntese e ejecção do leite; curvas de lactação e factores que afectam a produção e a composição do leite.