Métodos de Ensino e Avaliações

1. A lecionação da componente teórica da Anatomia e Fisiologia Animal I recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes. Sempre que necessário utiliza-se quadro de parede para explicações adicionais que facilitem o entendimento que conduz à construção mental tridimensional do corpo anima . O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A alusão à transferência de informação e de conhecimento para a sociedade, prevista nos objetivos da UC, pretende sensibilizar os estudantes para a relevância dos temas abordados na sociedade atual/mundo global, contribuindo para o seu correto enquadramento e melhorando a perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. A interação e a discussão de aspetos mais complexos/multifatoriais são encorajadas como formas de consolidação e de aprofundamento dos conhecimentos. É importante partilhar dúvidas e questões, identificar convicções erradas e pressupostos distorcidos, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem, aumentando os níveis motivacionais, bem como agilizar e flexibilizar a aplicação das capacidades e dos conhecimentos adquiridos “em contextos distintos”, fruto da influência de diferentes fatores e variáveis. 2. A componente prática dos conteúdos programáticos é realizada na osteoteca/laboratório, sala de computadores ou laboratório de acordo com a temática sujeita a ensino!aprendizagem, equipados adequadamente com o material didáctico necessário para o ensino-aprendizagem das temáticas desta UC. Os estudantes são divididos em grupos e assistam e participam nas atividades necessárias para a aprendizagem, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer a explanação necessária à orientação e identificação óssea nos diferentes animais de índole veterinária, à demonstração de grupos musculares e órgãos, à avaliação de cascos, à demosntação de mecanismos fisiológicos. Nesta componente prática procura-se que os estudantes vejam e compreendam. Procura-se ainda que de forma metódica adquiram e consolidem noções de boas práticas laboratoriais. A classificação final será obtida através da fórmula: CF = % nota de avaliação Teórica 3. A avaliação da componente teórica é realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida (resposta curta, respostas múltiplas, verdadeiro e falso, texto com espaços para preencher). A componente prática é avaliada é em exame escrito onde os estudantes realizam uma prova prática sorteada de entre um conjunto de provas previamente conhecido e realizado nas aulas práticas. É importante sublinhar que a avaliação dos estudantes é também importante para aferir a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas, na observância dos objetivos da UC, e para no futuro se realizar os ajustamentos adequados nas metodologias de ensino e de avaliação de conhecimentos e de competências. 4. Horas de contacto (Estudo e tutorial): 24 horas; Ensino teórico– 24 horas; horas; Ensino prático e laboratorial – 24 horas