Sumários

Bioenergética celular Mitocôndrias, Plastídeos e Peroxissomas; MorteCelular

22 Outubro 2025, 08:30 Maria da Glória Esquivel

Bioenergética celular as mitocôndrias, os plastídeos e os peroxissomas; 
A respiração celular nas mitocôndrias e a fotossintese nos cloroplastos. Formação de ATP por quimiosmose por meio da ATP sintase.
Morte celular: apoptose vs. necrose
Formação e fagocitose de corpos apoptóticos
Via intrínseca da apoptose (papel da mitocôndria - citocromo c) e via sinalizadora extrínseca
Caspases - iniciadoras e efetoras
Nas plantas - Senescência, abcisão foliar.


Ciclo celular, meiose e morte celular

20 Outubro 2025, 11:30 Pedro Talhinhas

Mecanismos de regulação molecular do ciclo celular. Mecanismos de reprodução sexuada – meiose. Morte celular. Necrose vs apoptose; mecanismos moleculares de apoptose; senescência e abcisão em plantas.


Ciclo celular, Meiose, Morte celular

20 Outubro 2025, 10:00 Maria Manuela Antunes Gomes da Silva

Controlo do ciclo celular. O papel das cíclicas e das cinases. Os diferentes checkpoints do ciclo celular.

Caracterização morfológica e funcional da Meiose. Emparelhamento de cromossomas homólogos, o papel do complexo sinaptonémico.

Morte celular: Necrose vs. apoptose

Vias de indução da morte celular e sua importância.


Estudo da Permeabilidade em Células Vivas

17 Outubro 2025, 11:45 Pedro Talhinhas

Estudo da Permeabilidade em Células Vivas. Plasmólise, deplasmólise e variação da cor de antocianinas em função de alteração do pH.


Estudo da Permeabilidade em Células Vivas

17 Outubro 2025, 09:00 Pedro Talhinhas

Estudo da Permeabilidade em Células Vivas. Plasmólise, deplasmólise e variação da cor de antocianinas em função de alteração do pH.