Sumários

Imunodeteção de células sexuais com marcadores epigenéticos

3 Dezembro 2021, 14:30 Ana Cristina Riepenhausen Delaunay Caperta

Atividade experimental com recurso a imunodeteção de proteínas envolvidas na regulação epigenética da cromatina durante a formação de células sexuais.


Padrões de desenvolvimento e metamorfose de insetos

29 Novembro 2021, 11:00 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Evolução do padrão de desenvolvimento dos insectos hemimetabólicos para holometabólicos -  hipóteses de Berlese e Imms, de Hinton e de Truman e Riddiford. Broad-complex e Kr-h1 em hemi e holometabólicos.  Aplicação prática de hormonas reguladoras do desenvolvimento em protecção de plantas.


Padrões de desenvolvimento e metamorfose de insetos

26 Novembro 2021, 14:30 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Esta aula foi dividida em duas partes, com as duas turmas separadas, em regime de rotação, por Elisabete Figueiredo e Elsa Borges da Silva.

 

Parte A - Observação dos estados de insectos mantidos em criação:  holometabólicos - bicho-da-farinha Tenebrio molitor (larva, pupa e adulto)

Parte B - Observação dos estados de insectos mantidos em criação: hemimetabólicos - observação dos diferentes estados de desenvolvimento de cochonilha-algodão, Planococcus citri.

Nota: A classe foi dividida nas duas turmas 9 e 10. Na sala L46 realizou-se observação de Tenebrio molitor; simultaneamente, na sala 34 decorreu a observação da cochonilha-algodão. Na primeira metade da aula a turma 9 esteve na sala 46 e na 2ª metade na 34; o inverso sucedeu com a turma 10.
Esta aula foi leccionada na sala 46 por Elisabete Figueiredo e na sala 34 por Elsa Borges da Silva.


Padrão de desenvolvimento e Metamorfose de Insetos

22 Novembro 2021, 11:00 José Carlos Franco Santos Silva

Modalidades de embriogénese – “Long germ”, “Short-germ”. Segmentação: genes “gap”, “pair-rule”, de polaridade dos segmentos. Genes homeóticos; Organogénese.

 


Padrão de desenvolvimento e metamorfose de Insetos

19 Novembro 2021, 14:30 Elisabete Tavares Lacerda de Figueiredo

Esta aula foi dividida em duas partes, com as duas turmas separadas, em regime de rotação, por Elisabete Figueiredo e  José Carlos Franco.

Parte A - Observação dos estados de insectos mantidos em criação: hemimetabólicos - mirídeo Nesidiocoris tenuis  (Hemiptera: Miridae: Dicyphinae) (ninfa e adulto);

Parte B - Exposição de cochonilhas-algodão Planococcus citri ao parasitóide Anagyrus vladimiri.


Nota: A classe foi dividida nas duas turmas 9 e 10. Na sala L46 realizou-se observação dos mirídeos; simultaneamente, na sala 34 decorreu a exposição ao parasitóide. Na primeira metade da aula a turma 9 esteve na sala 46 e na 2ª metade na 34; o inverso sucedeu com a turma 10. Esta aula foi leccionada na sala 46 por Elisabete Figueiredo e na sala 34 por José Carlos Franco.