Sumários

Estabelecimento e elaboração da polaridade antero-posterior em Drosophila.

11 Outubro 2021, 11:00 Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida

Estabelecimento e elaboração da polaridade antero-posterior em Drosophila. Genes de efeito materno, Bicoid e Oskar, e transporte de mRNAs. Gradiente de proteína Bicoid. Resposta de Hunchback e Orthodenticle ao gradiente de Bicoid (afinidade diferencial de elementos cis-regulatórios). Estabelecimento de domínios de expressão de genes GAP. Estabelecimento de padrões periódicos de expressão de genes pair-rule. Acção de múltiplos enhancers no caso de even-skipped.



Estabelecimento da polaridade dorso-ventral em Drosophila.

8 Outubro 2021, 14:30 Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida

Estabelecimento da polaridade dorso-ventral em Drosophila. Mutantes ventralizados ou dorsalizados. Determinantes de destino ventral (twist), lateral (rho e sog) ou dorsal (dpp). Respostas de twist, rho e sog a gradiente de Dorsal mediada por elementos cis-regulatórios (nº e afinidade). Acção negativa de Snail no refinamento dos padrões de expressão de rho e sog. Origem do gradiente de Dorsal: Via de resposta de Dorsal a gradiente de Spaetzle. Origem do gradiente de Spaetzle: Acontecimentos no oócito. Gurken, Pipe e cascata de proteases.


Transdução de sinais e vias de desenvolvimento.

4 Outubro 2021, 11:00 Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida

Interacções celulares durante o desenvolvimento. Regulação génica durante o desenvolvimento. Evidência para expressão génica diferencial (microarrays). Como as células são instruídas para exprimir conjuntos específicos de genes: Localização de determinantes (mRNAs,  proteínas), contacto célula-célula e sinalização por difusão de morfogéneos.  Mecanismos de transporte de mRNA.

Transdução de sinais e vias de desenvolvimento. Transdução de sinais por contacto célula-célula. Via notch-delta. Consequências genéticas. Via notch-delta na especificação do destino de percursores de órgãos sensoriais em Drosophila. Mecanismo para gerar assimetria (flutuação aleatória, amplificação). Feedback loops. Desenvolvimento da vulva em C. elegans. Via Notch (Lin-12) e especificação da célula ancora. Comparação com Drosophila. Sinalização célula ancora-percursoras de células da vulva (via egf (Lin-3). Simetria anterior-posterior da vulva e via wnt.





Regulação génica em eucariotas

1 Outubro 2021, 14:30 Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida

Transcrição em Eucariotas. Desenvolvimento como problema de regulação génica. Níveis de regulação génica. Primazia da regulação transcricional. Mecanismo geral de iniciação da transcrição em eucariotas. Promotor nuclear eucariótico. Outros elementos cis-regulatórios. Factores gerais de transcrição. Montagem do complexo de iniciação, complexo aberto e escape do promotor. Transcrição in vivo e cromatina.

Integração de sinais: Sinergia e cooperatividade. Exemplos. Regulação de HO em levedura por SWI5 e SBF. Controlo combinatório. Ex: mating-type.  Repressores transcricionais. Regulação da transcrição por transdução de sinais. Ex: via JAK-STAT.





Introdução à Biologia do Desenvolvimento

27 Setembro 2021, 11:00 Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida

Pré formação vs. epigénese. Principais mecanismos: Gametogénese, fertilização, divisão celular (clivagem), produção de diversidade de tipos celulares (especificação de destinos celulares e diferenciação), organização de tecidos ou "patterning" (especificação de eixos, gastrulação e organogénese), desenvolvimento post-embrionário.(metamorfose, regeneração e envelhecimento).
video https://www.youtube.com/watch?v=dTjK9e6MvXw.