Sumários

Visita de Estudo ao Museu do Chiado

5 Novembro 2025, 11:15 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Acompanhamento dos alunos ao Museu do Chiado no âmbito da Uc de História de Arte.

Acompanhamento dos alunos em visita guiada às instalações da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.


Visita de Estudo ao Museu do Azulejo

15 Outubro 2025, 11:15 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Acompanhamento dos alunos ao Museu do Azulejo no âmbito da Uc de História de Arte.


Realização de desenhos de observação de espécies vegetais e espaços exteriores nos jardins do museu.

Apoio individualizado e indicações técnicas aos alunos durante a execução dos desenhos. 


Desenho de observação de Referente composto

1 Outubro 2025, 11:15 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Parte 1:

Exercícios de fluidez do traço e de perceção visual com a representação de um perfil e conclusão com o método do vaso de Rubin.


Parte 2:

Desenho de observação de Referente composto com um tronco de árvore e uma pedra:

— Enfoque na percepção das formas a partir da leitura dos espaços negativos;

— Definição da composição a partindo da forma global acrescentando o detalhe;

— Captação gráfica de texturas através da leitura dos aspectos morfológicos.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos. 


Desenho à vista em espaço exterior.

26 Setembro 2025, 11:45 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Aula de campo:

— desenho à vista de referentes unitários ou compostos, envolvendo questões de espacialidade e perspetiva.

— indicações quanto à escolha e seleção do ponto de vista.

— sugestões técnicas para diferenciar as formas relativamente à distância.

— realização de um ou mais desenhos com técnicas materiais escolhidas pelos alunos.

Apoio individualizado aos trabalhos em curso dos alunos. 


Desenho da Folha de Papel (Conclusão)

24 Setembro 2025, 11:15 Filipe Manuel Ribeiro de Abreu

Representação da folha de papel no quinto momento - amachucada:

- Conceito de Block in ou envelope para esquematizar a forma geral;

- Simplificação por nivelamento - geometrização das formas externas e internas;

- Detalhe - atribuição de valores de claro/escuro (gradações) e manipulação da linha (linha sensível) - intensidade.

 

Apoio individualizado aos alunos durante a execução dos desenhos.