Sumários

Segunda componente de avaliação- apresentação de trabalhos de grupo

9 Maio 2023, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias

Segunda componente de avaliação- apresentação de trabalhos de grupo


Simulação da dinâmica da paisagem no futuro com e sem fogo (matrizes de Markov)

2 Maio 2023, 10:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Acabámos os exercícios da aula anterior. Utilizámos as matrizes de transição da paisagem elaboradas na aula anterior (matriz global, matriz para a área ardida e matriz para a área não ardida) e com recurso à multiplicação de matrizes simulámos a dinâmica da paisagem no futuro. Para isso, assumimos as matrizes de transição relativa como um processo de Markov e multiplicámos o vetor inicial de composição da paisagem (1995) pela matriz de transição relativa (ou matriz de Markov) (1995-2015), para obter a composição da paisagem em 2015. Repetimos este processo até 2075, obtendo as alterações da paisagem ao longo de períodos sucessivos de 20 anos. Elaborámos tabelas e gráficos. Discutimos os resultados e os processos subjacentes às dinâmicas observadas e como estas dinâmicas podem ser utilizadas, por exemplo, para simular políticas de ordenamento do território. Comparámos e discutimos os resultados entre regiões.


Dinâmica da paisagem; simulação e cenarização

2 Maio 2023, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias

Dinâmica da paisagem e simulação de cenários com cadeias de Markov; modeladores dos processos que influenciam as dinâmicas; o caso dos incêndios rurais e de outros agentes extremos; o papel da  evolução social e económica nas dinâmicas em Portugal e noutros países.


Dinâmica da paisagem: quantificação de alterações do coberto do solo com matrizes de transição e sua associação com o fogo

18 Abril 2023, 10:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Analisámos a dinâmica da ocupação do solo entre 1995 e 2015, utilizando dados da COS95 e da COS2015. Com base no cruzamento destes dados, calculámos as matrizes de transição absoluta e relativa, e discutiram-se os processos subjacentes às alterações observadas na paisagem, para cada região de estudo. Elaborámos tabelas e gráficos, e comparámos os resultados entre regiões. 

Utilizámos os dados com a dinâmica da ocupação do solo entre 1995 e 2015, e cruzámos essa informação com as áreas ardidas no período 1995-2014. Com base no cruzamento destes dados, calculámos matrizes de transição absolutas e relativas para a área ardida e não ardida, para cada região de estudo e comparámos com os resultados da matriz anterior (matriz global). Compararam-se e discutiram-se os resultados entre regiões, assim como os processos subjacentes às alterações observadas na paisagem. Elaborámos tabelas e gráficos.


Dinâmica da paisagem; análises de dados com matrizes de transição

18 Abril 2023, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias

Dinâmica da paisagem; análises de dados com matrizes de transição ; exemplos da aplicação destas abordagens  à escala da paisagem na ecologia animal e vegetal.