Sumários

Caraterização das estruturas lineares na paisagem

21 Março 2023, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias

Caraterização das estruturas lineares na paisagem: dimensões, padrões, densidade, conectividade e funcionalidade ecológica 


Seletividade de polígonos na paisagem

14 Março 2023, 10:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Quantificámos um índice de seletividade para polígonos, com base na análise da seletividade das áreas ardidas em 2010-2017 em relação às classes de ocupação do solo, utilizando a cartografia de uso e ocupação de solo de Portugal em 2015 (COS2015). Quantificámos a proporção de cada classe de ocupação do solo na região de estudo e a proporção da área ardida por cada classe de ocupação do solo. Com base nestes cálculos, quantificámos e interpretámos um índice de seletividade para avaliar se existem classes de ocupação do solo “preferidas” ou “evitadas” pelas áreas ardidas, para cada região de estudo. Os resultados foram comparados com os resultados da aula anterior e entre regiões, e discutiram-se os processos subjacentes às seletividades observadas. Elaborámos tabelas e gráficos.


Poligonos, manchas e matriz na paisagem; a sua importância ecológica

14 Março 2023, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias

Polígonos, manchas e matriz na paisagem; importância ecológica de vários atributos como a  dimensão,  proximidade e conectividade;

Conclusão das análises de seletividade; interpretação e discussão dos  exercícios práticos da semana anterior; exemplos da aplicação destas análises de paisagem  para a ecologia animal e vegetal.


Seletividade de pontos na paisagem

7 Março 2023, 10:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Quantificámos um índice de seletividade para pontos, com base na análise da seletividade dos pontos de início de incêndio em 2017 em relação às classes de ocupação do solo, utilizando a cartografia de uso e ocupação de solo de Portugal em 2015 (COS2015). Quantificámos a proporção de cada classe de ocupação do solo na região de estudo e a proporção de pontos de início de incêndio por cada classe de ocupação do solo. Com base nestes cálculos, quantificámos e interpretámos um índice de seletividade para avaliar se existem classes de ocupação do solo “preferidas” ou “evitadas” pelos pontos de início de incêndio, para cada região de estudo. Os resultados foram comparados entre regiões, e discutiram-se os processos subjacentes às seletividades observadas. Elaborámos tabelas e gráficos.


Análises de seletividade da paisagem para pontos e para polígonos

7 Março 2023, 08:30 Susana Maria de Abreu Dias

Análises de seletividade da paisagem para pontos e para polígonos; seleção e seletividade; aplicação dos vários indices e robustez estatística dos resultados.