Sumários

Apresentação do trabalho de grupo (parte II)

4 Junho 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Apresentação do trabalho de grupo (parte 1I)



Aula prática 9. Discussão dos trabalhos de grupo e esclarecimento de dúvidas

28 Maio 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Esclarecemos dúvidas sobre a segunda apresentação de grupo, com um foco sobre a configuração da paisagem de cada região (métricas de riqueza, diversidade, densidade da orla, área e perímetro médios dos polígonos) e a quantificação de serviços do ecossistema associados ao uso e coberto do solo.


Aula prática 8. Discussão dos processos subjacentes às dinâmicas da paisagem observadas e comparação entre regiões de estudo

21 Maio 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Discutimos os processos ecológicos e socioeconómicos subjacentes às dinâmicas da paisagem observadas para cada região de estudo (resultados das aulas anteriores), considerando a paisagem global, com fogo e sem fogo. Comparámos e discutimos os resultados entre regiões. Discutimos como as matrizes de Markov utilizadas na simulação da paisagem podem ser utilizadas, por exemplo, para simular políticas de ordenamento do território.


Aula prática 7. Simulação da dinâmica da paisagem no futuro com e sem fogo (matrizes de Markov)

14 Maio 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Utilizámos as matrizes de transição elaboradas nas aulas anteriores (matriz global, matriz para a área ardida e matriz para a área não ardida) e simulámos a dinâmica da paisagem no futuro com recurso à multiplicação de matrizes, para cada região de estudo. Para isso, assumimos as matrizes de transição relativa como um processo de Markov e multiplicámos o vetor inicial de composição da paisagem (1995) pela matriz de transição relativa (ou matriz de Markov) em 1995-2018, para obter a composição da paisagem em 2018. Repetimos este processo até 2087, obtendo as alterações na composição da paisagem ao longo de períodos sucessivos de 24 anos. Elaborámos tabelas e gráficos.


Aula prática 6. Análise da dinâmica da paisagem com e sem fogo

7 Maio 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Os dados com a dinâmica da ocupação do solo entre 1995 e 2018 (aula anterior) foram unidos espacialmente com as áreas ardidas em 1995-2017. Com base na união destes dados, calculámos matrizes de transição absolutas e relativas para a área ardida e não ardida, para cada região de estudo. Comparámos e discutimos os resultados para cada região e entre regiões, assim como os processos subjacentes às alterações observadas na paisagem, com e sem fogo. Elaborámos tabelas e gráficos.