Sumários

Aula prática 3. Seleção de habitat por polígonos e análise da forma de polígonos

19 Março 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Quantificámos um índice de seleção de habitat para polígonos na paisagem, com base na análise da seletividade de áreas ardidas em 2010-2017 em relação às classes de ocupação do solo, utilizando a cartografia de uso e ocupação de solo de Portugal em 2018 (COS2018). Quantificámos a proporção de área ardida em cada classe de ocupação do solo (ou utilização do habitat) e a proporção de cada classe de ocupação do solo na região de estudo (ou disponibilidade em habitat). Com base nestes cálculos, quantificámos e interpretámos um índice de seletividade para avaliar se existem classes de ocupação do solo “preferidas” ou “evitadas” pelas áreas ardidas, para cada região de estudo. Os resultados foram comparados com os resultados da aula prática 2 e entre regiões de estudo, e discutiram-se os processos subjacentes às seletividades observadas. Elaborámos tabelas e gráficos.

Utilizámos os perímetros e áreas ardidas para o período 2010-2017 para cada região de estudo e quantificámos um índice de forma (baseado na forma de um círculo) para cada área ardida (polígono) e para a região de estudo (média dos índices de forma de todos os polígonos ardidos). Relacionámos ainda os perímetros com as áreas ardidas com uma equação para analisar o índice de forma (expoente da equação). Elaborámos tabelas e gráficos. Discutimos os resultados e comparámos entre regiões.


Aula prática 2. Seleção de habitat por pontos

12 Março 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Quantificámos um índice de seleção de habitat para pontos na paisagem, com base na análise da seletividade de pontos de início de incêndio em 2017 em relação às classes de ocupação do solo, utilizando a cartografia de uso e ocupação de solo de Portugal em 2018 (COS2018). Quantificámos a proporção de pontos de início de incêndio em cada classe de ocupação do solo (ou utilização do habitat) e a proporção de cada classe de ocupação do solo na região de estudo (ou disponibilidade em habitat). Com base nestes cálculos, quantificámos e interpretámos um índice de seletividade para avaliar se existem classes de ocupação do solo “preferidas” ou “evitadas” pelos pontos de início de incêndio, para cada região de estudo. Os resultados foram comparados entre regiões, e discutiram-se os processos subjacentes às seletividades observadas. Elaborámos tabelas e gráficos.



Aula Prática 1. Análise do padrão de distribuição de pontos na paisagem

26 Fevereiro 2025, 11:00 Vanda Cristina de Carvalho Acácio

Foram utilizadas localizações das ignições dos incêndios registadas em 2017 em Portugal para analisar o padrão de distribuição de pontos na paisagem. A distribuição de pontos de início de incêndio foi analisada visualmente em diferentes regiões selecionadas. Utilizou-se o método das quadrículas para identificar o padrão de distribuição dos pontos de ignição em cada região de estudo (regular, aleatório ou agregado), através da quantificação de um índice de agregação (rácio da variância e da média observadas). Analisou-se a influência da escala sobre o padrão de distribuição de pontos usando duas grelhas de diferentes dimensões. As frequências de quadriculas observadas foram comparadas com as frequências esperadas com base na distribuição de Poisson. Elaboraram-se tabelas e gráficos para análise e discussão dos resultados e compararam-se os resultados entre as regiões de estudo.


Elementos estruturantes da paisagem. Análise de padrão de pontos; importancia da escala de análise

26 Fevereiro 2025, 09:00 Susana Maria de Abreu Dias

Elementos estruturantes da paisagem.  Análise de padrão distribuição e ocorrência de pontos; aplicação da abordagem da amostra por quadrícula. Importância das escalas temporal e espacial para a análise e intrepretação de resultados;avaliação da significância estatistica dos resultados (comparação com uma distribuição aleatória de Poisson e teste do Qui-quadrado). Apresentação de exemplos em diferentes contextos e escalas.


Preparação dos trabalhos a desenvolver durante as aulas, no ambito dos varios módulos

19 Fevereiro 2025, 11:00 Susana Maria de Abreu Dias

Revisão de conceitos e enquadramento das temáticas; preparação das atividades para as aulas seguintes: organização dos grupos de trabalho, seleção dos temas e regiões de estudo; apresentação dos locais para  descarregar dados;  equipamento, programas e outro material necessário