Sumários
Aula prática 5. Análise da dinâmica da paisagem
30 Abril 2025, 11:00 • Vanda Cristina de Carvalho Acácio
Analisou-se
a dinâmica do uso e ocupação do solo entre 1995 e 2018, utilizando dados da
COS95 e da COS2018. Com base na intersecção espacial destes dados,
calcularam-se as matrizes de transição absoluta e relativa, para cada região de
estudo e compararam-se os resultados entre regiões. Discutiram-se os processos
subjacentes às alterações observadas na paisagem e elaboraram-se tabelas e
gráficos.
Apresentação dos Trabalhos de Grupo
23 Abril 2025, 11:00 • Vanda Cristina de Carvalho Acácio
Apresentação do trabalho de grupo (parte 1): os grupos de alunos apresentaram as análises, resultados e discussão para a sua região de estudo.
Discussão dos trabalhos de grupo e esclarecimento de dúvidas. Introdução ao exercício de configuração da paisagem
2 Abril 2025, 11:00 • Vanda Cristina de Carvalho Acácio
Fizemos revisões e esclarecimentos sobre os vários exercícios e sobre a primeira apresentação de grupo. Discutimos os temas, conteúdos e disponibilidade de dados para a terceira apresentação de grupo. Iniciámos a análise da configuração da paisagem (métricas de riqueza, diversidade, área e perímetro médios dos polígonos).
Aula prática 4. Análise da forma de polígonos
26 Março 2025, 11:00 • Vanda Cristina de Carvalho Acácio
Finalizámos
o exercício da aula passada (análise da forma de polígonos).
Aula prática 3. Seleção de habitat por polígonos e análise da forma de polígonos
19 Março 2025, 11:00 • Vanda Cristina de Carvalho Acácio
Quantificámos um índice de seleção de habitat para polígonos na paisagem, com base na análise da seletividade de áreas ardidas em 2010-2017 em relação às classes de ocupação do solo, utilizando a cartografia de uso e ocupação de solo de Portugal em 2018 (COS2018). Quantificámos a proporção de área ardida em cada classe de ocupação do solo (ou utilização do habitat) e a proporção de cada classe de ocupação do solo na região de estudo (ou disponibilidade em habitat). Com base nestes cálculos, quantificámos e interpretámos um índice de seletividade para avaliar se existem classes de ocupação do solo “preferidas” ou “evitadas” pelas áreas ardidas, para cada região de estudo. Os resultados foram comparados com os resultados da aula prática 2 e entre regiões de estudo, e discutiram-se os processos subjacentes às seletividades observadas. Elaborámos tabelas e gráficos.
Utilizámos os perímetros e áreas ardidas para o período 2010-2017 para cada região de estudo e quantificámos um índice de forma (baseado na forma de um círculo) para cada área ardida (polígono) e para a região de estudo (média dos índices de forma de todos os polígonos ardidos). Relacionámos ainda os perímetros com as áreas ardidas com uma equação para analisar o índice de forma (expoente da equação). Elaborámos tabelas e gráficos. Discutimos os resultados e comparámos entre regiões.