Sumários
Aula 11 - A utilização de feromonas em estratégias de Proteção Integrada
15 Outubro 2025, 17:00 • José Carlos Franco Santos Silva
Definição
de semioquímicos; feromonas e aleloquímicos; tipos de feromonas e de
aleloquímicos; aplicações; monitorização: detecção, quantificação, curva de
voo, factores que influenciam as capturas; captura em massa; atracção e morte;
esterilização química;
Aula 10 - A Proteção Integrada na Gestão dos Espaços Verdes Urbanos
9 Outubro 2025, 16:45 • Ana Paula Ferreira Ramos
Espaços verdes urbanos. O processo de urbanização. Transformação da paisagem agrícola. A PI na gestão de espaços verdes urbanos: Porquê? Como? Que estratégias? Que diferenças? Que desafios? Complexidade da paisagem urbana. O que pretendemos? Desenho e tipologia do espaço verde urbano. Diversidade de espécies versus fitossanidade. Exemplos: grafiose dos ulmeiros, gorgulho das palmeiras. Plantação e pós-plantação: qualidade das plantas; profundidade de plantação; más condições de plantação. Durante a manutenção: o caso da processionária-do-pinheiro - ciclo biológico; quando e como atuar - destruição de ninhos; cintas; microinjeção; instalação de caixas-ninhos para chapins, Insetos desfolhadores. Insetos picadores-sugadores. Doenças. Podridão do lenho causada por Inonotus rickii, Podridão do lenho por Fomitiporia mediterranea, Cancros associados a Botryosphaeria spp., Cancros associados a Splanchnonema platani. Risco de rutura. Estratégias e táticas. Tendências.
Aula 9 - Tomada de decisão em Proteção Integrada (parte III)
8 Outubro 2025, 17:00 • José Carlos Franco Santos Silva
Os conceitos de estrago, perda, prejuízo, limiar de perda, limiar de rendibilidade; fatores que influenciam a resposta das plantas aos estragos; função produção e intensidade dos estragos; tipos de funções de produção; caracterização das diferentes partes da função de produção. Nível prejudicial de ataque (NPA). Modelo geral de NPA. Nível económico de ataque (NEA); Estádios evolutivos da utilização do NEA. Exemplos. Outros critérios de tomada de decisão. Modelos. Implementação de estratégias de PI. Exemplos para cada tipo de estratégia e em função do estatuto de inimigo da cultura (potencial, ocasional, chave).
Aula 8 - Sistemas de apoio à tomada de decisão: A plataforma Agrigenius (parte II)
2 Outubro 2025, 16:45 • José Carlos Franco Santos Silva
Seminário apresentado por Pedro Reis (BASF)
Aula 7 - Sistemas de apoio à tomada de decisão: A plataforma Agrigenius (Parte I)
1 Outubro 2025, 17:00 • José Carlos Franco Santos Silva
Seminário apresentado por Pedro Reis (BASF) Produção agro-pecuária na UE. Utilização de produtos fitofarmacêuticos na UE e a nível mundial. Utilização de produtos fitofarmacêuticos em Portugal. Green Deal. Pacto Ecológico Europeu –From Farm to Fork. Limitação do uso de alguns produtos fitofarmacêuticos poderão levar a alguma perda de produtividde. Alguns desafios dos produtores para o futuro. Suporte para a tomada de decisão. O que já foi feito? Modelos de previsão de doenças em plantas. Modelos de previsão para Míldio. EPI. Modelos mais relevantes no apoio à tomada de decisão: Empíricos; Mecanísticos. Modelos de previsão e as alterações climáticas. Modelos de previsão Mecanísticos. Como integrar e facilmente visualizar toda a informação necessária à gestão das doenças e pragas da minha cultura? Ferramentas digitais como apoio à tomada de decisão. O exemplo da plataforma Agrigenius.