Sumários

Conteúdos programáticos

17 Setembro 2019, 17:00 Adriana Adriana Conceição Guimarães Veríssimo Serrão

ESTÉTICA E ÉTICA DA PAISAGEM - 45 S + 15 O

 

Adriana Veríssimo Serrão

 

adrianaserrao@letras.ulisboa.pt

 

 

ESTÉTICA E ÉTICA DA PAISAGEM é um seminário de mestrado, obrigatório para Arquitectura Paisagista e opcional para Filosofia e outras áreas científicas.

O seminário pretende:

1) Promover o conhecimento das doutrinas fundadoras da Estética e da Ética mais relevantes para o estudo teórico e a prática da Paisagem.

2) Contribuir para a compreensão das paisagens como espelho de valores culturais e de escolhas políticas, positivas ou negativas.

3) Desenvolver o espírito crítico e habilitar os alunos a tomar decisões conscientes na sua prática de

cidadania e de interventores sobre espaços naturais.

4) Proporcionar capacidades de produção judicativa, na base de instrumentos para uma complexa leitura das paisagens naturais/ culturais tanto nas áreas rurais como nas urbanas.

5) Estimular o gosto e as capacidades de investigação teórica nos domínios científicos abrangidos pela disciplina, tendo em vista a elaboração de dissertações.

 

AESTHETIC AND ETHICS OF LANDSCAPE is a master's degree seminar, compulsory for Landscape Architecture and optional for Philosophy and other scientific areas.

The seminar aims to:

1) Promote knowledge of the founding doctrines of Aesthetics and Ethics most relevant to the theoretical study and practice of landscape.

2) Contribute to the understanding of landscapes as a mirror of cultural values ​​and political choices, positive or negative.

3) Develop critical thinking and enable students to make informed decisions in their practice of

citizenship and stakeholders about natural spaces.

4) Provide capacities for judiciary production, based on instruments for a complex reading of natural / cultural landscapes in both rural and urban areas.

5) To stimulate the taste and the capacities of theoretical research in the scientific fields covered by the discipline, in order to elaborate dissertations.

 

Conteúdos programáticos

 I. O conceito de Paisagem. Origem, determinação da essência e diversidade de abordagens.

 

II. A Paisagem na filosofia e na arquitectura paisagista.

Teorias clássicas e contemporâneas. O debate entre naturalismo e culturalismo.

 

III. Teorias e valores da estética clássica.

Evolução histórica dos valores estéticos, com particular in­ci­dência nas categorias clássicas: o belo e o sublime. Concepções objectivistas e subjectivistas da beleza. Articulação e hierarquia entre belo natural e belo artístico.

 

IV. Paisagem e Crise do Ambiente.

A articulação entre estética e ética da Paisagem no contexto da actual crise da Natureza.

Estéticas Contemporâneas da Paisagem.

A insuficiência das categorias clássicas e a formulação de categorias negativas.

 

V. Ética da Paisagem: problemas e perspectivas.

Res­postas à pergunta: “como devemos agir?” / “como devemos intervir”?

Diferentes modos de intervenção na paisagem: conservação ou preservação.

A questão dos "direitos da na­tureza".

Modelos do pensamento ético: a ética da responsabilidade; a ética da Vida: bioética animal e bioética ambiental.

A paisagem como matriz da ecologia e da economia.

 

Syllabus

 I. The concept of landscape. Origin, essence determination and diversity of approaches.

 

II. Landscape in philosophy and landscape architecture.

Classical and contemporary theories. The debate between naturalism and culturalism.

 

III. Theories and values ​​of classical aesthetics.

Historical evolution of aesthetic values, with particular influence on the classical categories: the beautiful and the sublime. Objectivist and subjectivist conceptions of beauty. Articulation and hierarchy between natural beauty and artistic beauty.

 

IV. Landscape and Environmental Crisis.

The articulation between aesthetics and ethics of landscape in the context of the current crisis of nature.

Contemporary Aesthetics of Landscape.

The insufficiency of classical categories and the formulation of negative categories.

 

V. Landscape Ethics: problems and perspectives.

Answering the question, “How should we act?” / “How should we intervene”?

Different modes of intervention in the landscape: conservation or preservation.

The question of "rights of nature".

Models of ethical thinking: the ethics of responsibility; the ethics of life: animal bioethics and environmental bioethics.

The landscape as a matrix of ecology and economy.

 

Metodologias de ensino

A unidade curricular funciona em regime de seminário presencial. A capacidade de apresentar e defender um ponto de vista, o uso da argumentação e o exercício do pensamento crítico são competências que apenas podem ser desenvolvidas num espaço colectivo. Cada sessão do seminário constará de diversos momentos: a) de uma exposição por parte das docentes; b) da leitura e interpretação dos textos seleccionados; c) da apresentação e discussão de leituras por parte dos alunos.

 

Teaching methodologies

The curricular unit operates on a face-to-face seminar basis. The ability to present and defend a point of view, the use of argumentation and the exercise of critical thinking are skills that can only be developed in a collective space. Each session of the seminar will consist of several moments: a) an exposition by the teachers, b) reading and interpretation of the selected texts, c) presentation and discussion of readings by the students.

Avaliação

 

Mestrandos de Arquitectura Paisagista

A avaliação pode revestir-se de uma de 2 modalidades:

 

a) Avaliação Contínua

  • Uma apresentação oral, acompanhadas do guião escrito (1/2 pp.), seguindo a sequência programática.

  • Elaboração de um trabalho teórico ou teórico-prático (até 10 pp.)

  • O tema deste trabalho deve ser escolhido de entre os tópicos do programa e os textos da bibliografia; podendo desejavelmente ser articulado com o tema da dissertação de mestrado, constituindo uma base teórica para o mesmo.

  • Os alunos deverão indicar os temas escolhidos até à última aula de Novembro.

  • Este trabalho será objecto de apresentação e discussão no final do semestre, em data a combinar.

 

b) Exame final escrito e exame oral no período de avaliações do ISA.

 

Para efeitos de classificação final serão tidas em conta a assiduidade e a qualidade da participação.

 

Evaluation

 

Master students of Landscape Architecture

Evaluation may be in one of two ways:

 

a) Continuous Evaluation

• An oral presentation, accompanied by the written script (1/2 pp.), Following the programmatic sequence.

• Preparation of a theoretical or practical work (up to 10 pp.)

• The theme of this work should be chosen from the program topics and the texts of the bibliography; it may desirably be articulated with the subject of the master's thesis, constituting a theoretical basis for it.

• Students should indicate the topics chosen by the last class in November.

• This work will be presented and discussed at the end of the semester, on a date to be agreed.

 

b) Final written exam and oral exam during the ISA evaluation period.

 

For the purposes of final classification, attendance and quality of participation will be taken into account.

 

Mestrandos de Filosofia

  • Duas apresentações orais acompanhadas do guião escrito (1/2 pp.), seguindo a sequência programática.

  • 2.Um trabalho de síntese (até 10 pp.), articulando tópicos do seminário com os temas da dissertação.

  • Os alunos deverão indicar os temas escolhidos até à última aula de Novembro.

  • Este trabalho será objecto de apresentação e discussão no final do semestre, em data a

  • combinar.

 

Para efeitos de classificação final serão tidas em conta a assiduidade e a qualidade da participação.

 

 

 

 

Bibliografia Geral:

Cristina Beckert, Ética, CFUL, 2012.

Capítulos seleccionados dos seguintes volumes, com coordenação de Adriana Veríssimo Serrão, publicados no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Filosofia da Paisagem. Uma Antologia, 2011.

Filosofia e Arquitectura da Paisagem. Um Manual, 2012.

Filosofia e Arquitectura da Paisagem. Intervenções, CFUL, 2013.