Sumários

Visita de estudo

15 Março 2019, 08:00 Maria Teresa Marques Ferreira

Visita ao pesqueiro da albufeira dos Patudos


Caracterização do sector

12 Março 2019, 11:30 Maria Teresa Marques Ferreira

Caracterização do sector das pescas continentais. Legislação e administração da pesca. Prática: Elaboração de um Plano de Pesca


Biologia pesqueira.

8 Março 2019, 08:15 Maria Teresa Marques Ferreira

Revisão das espécies piscícolas portugueses. Espécies pescadas e calendário de pesca. Geografia das espécies. Estrutura de populações a pesca, fertilidade, crescimento, alimentação, reprodução.


Amostragem e quantificação de populações piscícolas

1 Março 2019, 08:15 José Maria Santos

Métodos de amostragem diretos e indiretos: fundamento, exemplos e aplicações. Sazonalidade das amostragens de populações piscícolas.Metodologias de amostragem de ictiofauna com pesca elétrica: 1) Identificação do equipamento e material associado; 2) Seleção e caracterização das estações de amostragem; 3) Metodologia de amostragem; 4) Identificação, medição e conservação;5) Medidas de segurança na pesca elétrica;6) Controlo de qualidade. Quantificação de populações animais. Métodos de quantificação de populações animais: índices, métodos de captura-recaptura, métodos de captura por unidade de esforço, método da distância: fundamentos, requisitos e aplicações. Exercicios de aplicação. 


Meio aquático

26 Fevereiro 2019, 11:30 Maria Teresa Marques Ferreira

Meios onde se pesca. Estrutura, cenários abióticos, comunidades biológicas.