Sumários

Escoamento superficial organizado e erosão fluvial. Acção dos cursos de água na génese do relevo

30 Março 2023, 09:30 Fernando Eduardo Lagos Costa

Escoamento superficial organizado. Cursos de água e a sua acção morfogenética. Escoamento laminar e escoamento turbilhonar. Factores determinantes da erosão linear. Acção transportadora dos cursos de água. Principais tipos de cursos de água. Ciclo de erosão de Davies (modelo conceptual).
Trabalho efectuado pelos cursos de água função do conceito de nível de base e leis de Surell. Regularização dos perfis longitudinal e transversal dos cursos de água e génese do relevo.


Principais resultados do trabalho de campo. Geomorfologia: conceitos. Formas de relevo simples.

29 Março 2023, 13:30 Fernando Eduardo Lagos Costa

Enquadramento geológico e geomorfológico da Tapada da Ajuda na região de Lisboa. Caracterização das principais formas de relevo, tipos de rochas e estruturas geológicas da Tapada da Ajuda. Morfologia fluvial e formas de relevo estruturais. Pedreiras e exploração de inertes na Tapada e regiões circundantes.

Geomorfologia. Conceitos fundamentais para estudos de geomorfologia. Relevos de 1ª ordem, relevos de 2ª ordem e relevos de 3ª ordem. Formas de relevo simples: formas maiores, formas de vertente e formas de vales. Conceito de Erosão. Erosão Hídrica, Eólica e Biótica. Erosão Hídrica: Escoamento superficial organizado e escoamento superficial desorganizado.


Geoquimica ambiental: Dinâmica da disponibilidade/dispersão dos elementos no meio

23 Março 2023, 09:30 Erika da Silva dos Santos

Concentração total e concentrações nas fases suporte do solo e sua consequente disponibilidade dos elementos no sistema. Comportamento das fases sólidas no sistema sólido-líquido. Características e reactividade das fases sólidas coloidais. Cargas superficiais variáveis e cargas superficiais constantes ou permanentes. Capacidade de troca catiónica e aniónica. Princípios determinantes nas reacções de troca catiónica/aniónica. Dinâmica da disponibilidade/dispersão dos elementos no meio. Influência da hidrodinâmica e tempo de contacto sólido-líquido na disponibilidade dos elementos.


Discussão de exemplos/casos de estudo: Avaliação do risco ambiental de um depósito de materiais geradores de  drenagem ácida em condições de alta-montanha e monitorização biogeoquimica após a implementação de um sistema de recuperação ambiental combinado; Resposta de solos com características ándicas na melhoria da qualidade hidroquímica e biológica de um lago no Paraguai; Recuperação biogeoquímica e paisagística de uma corta de mina de carvão.

Aula leccionada em conjunto com o Doutor Diego Arán


Geoquímica ambiental. Processos de disponibilidade/retenção de catiões/aniões no sistema

22 Março 2023, 13:30 Erika da Silva dos Santos

Importância da (bio)-(hidro)-geoquímica ambiental nas ciências ambientais. Avaliação da qualidade do meio. Concentração multielementar nos solos: Origem natural (fundo geoquímico) e antrópica. Diferenciação do comportamento dos aniões e catiões em solução. Catiões não ácidos e ácidos. Factores que controlam a mobilidade/retenção dos elementos: pH, Eh, Concentração e tipo de matéria orgânica, Concentração e tipo de argilas, Concentração de óxidos de Fe e Al. Mobilidade/imobilidade dos elementos pelo efeito do pH e combinação do pH-Eh. Dinâmica da disponibilidade/dispersão dos elementos no meio. Discussão de exemplos de casos de estudo.


Hidrogeologia. Recursos hídricos e unidades hidrogeológicas em Portugal. Qualidade da água.

16 Março 2023, 09:30 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Distribuição de água no Globo. Ciclo hidrológico, importância da água subterrânea e papel da geologia. Movimento da água no solo e subsolo. Textura e estrutura das formações litológicas e a sua relação com a porosidade (porosidade total e porosidade eficaz ou efetiva). Conceitos de Coeficiente de retenção específica e de Permeabilidade. Formações geológicas e permeabilidade. Principais tipos de aquíferos. Classificação hidrogeológica das rochas.

Hidrogeologia de Portugal Continental. Jazida e circulação das águas subterrâneas. Recursos Hídricos nas grandes unidades geológicas (morfoestruturais) e hidrogeológicas de Portugal: Maciço Antigo ou Maciço Hespérico (Paleozóico); Orlas Ocidental e Meridional (Mesocenozóicas); Bacia do Tejo e Sado (Cenozóica). Qualidade das águas: origem e propriedades geoquímicas das substâncias dissolvidas nas águas subterrâneas; fatores condicionantes da qualidade das águas subterrâneas. Contaminação das águas subterrâneas: industrial, urbana e doméstica, agrícola. Proteção das águas subterrâneas.