Sumários
Saída de Campo na Tapada da Ajuda
15 Março 2023, 13:30 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Visita de Estudo na Tapada da Ajuda. Observação in loco de conceitos lecionados na UC no domínio da Geologia e da Geomorfologia: tipos de rochas, estruturas e deformação das rochas, formas de relevo condicionados pelas estruturas geológicas e pela litologia. Nas paragens efetuadas no Campus da Tapada da Ajuda fez-se a caracterização geológica e o enquadramento geomorfológico. Foram ainda abordados alguns outros aspetos relacionados com tectónica, pedologia etc.
Ciclo geológico – processos exógenos . Meteorização das rochas
9 Março 2023, 09:30 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Conceito de meteorização. Processos de meteorização física (esfoliação, abrasão, haloclastia, crioclastia e termoclastia) e bioquímica. A alteração das rochas e formação de fases sólidas secundárias. Características dos Sistemas de agressão. Mecanismos gerais de meteorização química. Mecanismos de meteorização dos silicatos: função do sistema de agressão e da estrutura cristalina. Minerais transformados e neoformados. Mecanismo de alteração com destruição da estrutura cristalina: mecanismo de alteração dos feldspatos. Mecanismos de meteorização das micas.
Processos gerais de Meteorização dos silicatos em função das características físico-químicas das águas de circulação (pH e concentração salina). Principais componentes das águas de circulação superficiais, em cada um dos sistemas de agressão definidores dos processos de meteorização. Processos e subprocessos de hidrólise e acidólise. Balanço geoquímico e principais produtos de meteorização. Processos de meteorização e as grandes regiões climáticas do GloboMineralogia. Os elementos químicos nas estruturas cristalinas (Minerais/Rochas).
8 Março 2023, 13:30 • Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca
Os elementos químicos mais abundantes nas rochas. Os elementos nas estruturas – mineralogia. Conceitos de cristaloquímica. Revisão e introdução de conceitos básicos: electronegatividade, ligação química, potencial iónico, número de coordenação, substituição isomorfica. Estrutura cristalina e o modelo iónico.
Estrutura
geral e a formação dos silicatos (revisão da série de Bowen). Classificação dos
silicatos. Composição química dos vários Grupos de Silicatos: Nesossilicatos,
Sorossilicatos, Ciclossilicatos, Inossilicatos de Cadeia Simples, Inossilicatos
de Cadeia Dupla, Tectossilicatos. Exemplos de minerais de cada grupo. Estrutura
e classificação dos Filossilicatos (primários e secundários). As folhas
tetraédrica e octaédrica. Camadas 1:1 e 2:1. Estrutura e características de:
óxidos, oxi-hidróxidos de ferro e hidróxidos de alumínio. Fases sólidas não
cristalinas ou de fraca cristalinidade. Relação entre estrutura mineralógica e
resistência à meteorização. Minerais primários e minerais secundários.
Tempo geológico e Unidades morfoestruturais de Portugal. Cartografia geológica de Portugal
2 Março 2023, 09:30 • Fernando Eduardo Lagos Costa
Tempo geológico e escala estratigráfica para Portugal. Cartografia geológica. Unidades morfoestruturais de Portugal. As cartas geológicas nos estudos de carácter ambiental. Cartografia geológica de Portugal. Análise de cartas geológicas.
Definição do trabalho de grupo (2 alunos) de interpretação geológica e litológica de uma área abrangida por metade de uma folha da Carta Geológica na escala de 1/50.000.Identificação e caracterização de amostras de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Estrutura e tectónica. Deformação das rochas.
1 Março 2023, 13:30 • Fernando Eduardo Lagos Costa
Identificação, classificação e caracterização de exemplares de mão rochas
magmáticas, sedimentares e metamórficas por observação macroscópica.
Estrutura e tectónica. Deformação das rochas. Estruturas: Fracturas: falhas e diaclases; Estruturas falhadas e enrugadas; Cavalgamento e carreamento.