Sumários

Métodos de amostragem florística. Métodos de tratamento de dados.

22 Novembro 2022, 14:00 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Métodos relativos a levantamentos fitoecológicos. Análise remota de infestações. Integração de análise remota e dados de amostragem de campo. Delineamento, montagem e análise de ensaios sobre a bioecologia de infestantes anuais e vivazes. Parâmetros caracterizadores da densidade de infestação, de riqueza e de diversidade. Métodos univariados e multivariados de análise estatística aplicados à herbologia e ao estudo da influência dos fatores ambientais e culturais nas comunidades de infestantes. 

 


Gestão de infestantes em culturas agrícolas anuais e perenes

17 Novembro 2022, 08:30 Ana Maria da Silva Monteiro

Principais infestantes e métodos de gestão em:

Culturas hortícolas
Cultura do milho
Cultura do arroz
Vinha e pomares
Infestantes emergentes em vinha


Resistência adquirida aos herbicidas. Métodos de deteção de resistência.

15 Novembro 2022, 14:00 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Aula lecionada pela Doutora Isabel Calha (INIAV), especialista em resistência a herbicidas. Resistência adquirida aos herbicidas (cont.) Mecanismos de resistência. Métodos de Deteção da resistência (risco de resistências e métodos de confirmação). Distribuição mundial. Casos de estudo em Portugal. Estratégias de gestão e prevenção da resistência. Introdução de novas espécies infestantes em Portugal – medidas preventivas.


Identificação de infestantes outono-inverno no campus do ISA. Inventário florístico de infestantes.

10 Novembro 2022, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Aula de campo: identificação de infestantes outono-inverno no estado de plântula e vegetativo  no campus do ISA. Realização de inventário florístico de infestantes da Terra Grande. Fenologia e escala de Barralis. Área de amostragem e desenho experimental.


Métodos de Controlo de infestantes urbanas e invasoras aquáticas

8 Novembro 2022, 14:00 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Métodos de Controlo de infestantes urbanas: métodos mecânicos, químicos e biológicos. Balanço económico, ambiental e de eficácia dos vários métodos. Controlo de invasoras aquáticas e ribeirinhas: caos de estudo do jacinto-aquático, pinheirinha-de-água, azolla, cana e acácia. A problemática do glifosato em meio urbano em meio aquático. 

 e invasoras aquáticas