Sumários

Resistência a herbicidas. estratégias de gestão de situações de resistência.

13 Outubro 2022, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

 Aula com a Dra. Isabel Calha, Investigadora do INIAV - Departamento de Herbologia. Resistência a herbicidas a nível mundial, mecanismos de resistência e relação com os modos de ação. Casos de resistência a herbicidas em Portugal. Estratégias para gestão de situações de resistência. Caso de estudo da negrinha ( Cyperus difformis) resistente à bentazona, herbicida da cultura do arroz.


Interferência. Competição e alelopatia. Período crítico de infestação. Banco de sementes

11 Outubro 2022, 14:00 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Interferência. Efeitos alelopáticos das infestantes. Teorias de Grime e Tilman relativas à compeição. Período crítico de infestação. Escala Geral BBCH dos estados de crescimento para infestantes. Importância do reconhecimento de plântulas. Banco de sementes: processos de perda e ganho de sementes e propágulos.


Trabalho prático - prejuízos e benefícios da flora espontânea de culturas. Visita ao Herbário.

6 Outubro 2022, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Trabalho prático sobre características das plantas infestantes: impactos nas culturas agrícolas, prejuízos, usos e benefícios  da flora infestante. Aspetos evolutivos das infestantes. Visita ao Herbário: identificação de infestantes, diversidade interespecífica e intraespecífica. Abordagem aos métodos de controlo.


Reprodução vegetativa de infestantes e invasoras

4 Outubro 2022, 14:00 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Reprodução vegetativa de infestantes.  Exemplos de infestantes com diferentes estratégias reprodutivas: rizomas, tubérculos, bolbos, bolbilhos, estolhos. Introdução à gestão de infestantes com reprodução vegetativa. Reconhecimento de infestantes com reprodução vegetativa no campus do ISA. 


Trabalho prático sobre caracterização de infestantes e invasoras.

29 Setembro 2022, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Trabalho prático - "Adota uma infestante": descrição taxonómica, biogeográfica, fisionómica e ecológica de uma infestante ou invasora. Reconhecimento de informação contraditória em bases de dados. Diferença entre origem e distribuição de plantas consideradas geralmente como infestantes e invasoras. Discussão alargada sobre as características, prejuízos e benefícios de plantas infestantes e invasoras e utilização da terminologia associada. Revisão de conceitos sobre Sistemática aplicada às principais famílias com taxa com comportamento frequentemente invasor ou infestante.