Sumários

2º Teste de Avaliação. Apresentação e discussão de Seminários. Avaliação de Seminários e da UC.

16 Dezembro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

2º Teste de Avaliação. Apresentação e discussão de Seminários (Parte II - Conclusão). Avaliação de Seminários e da UC.


Seminários: 1) Infestantes tóxicas de pastagens; 2) Resistência de infestantes a herbicidas na cultura do arroz; 3) Controlo biológico de Orobanche ramosa L. na cultura do tomateiro com utilização de Phytomyza orobanchia; 4) "One man's weed is another man's crop"; 5) Sucesso e impactos iniciais da vespa Trichilogaster acaciaelongifoliae enquanto agente de controlo biológico da invasora Acacia longifolia em Portugal; 6) Enrelvamento como método de controlo de infestantes em culturas perenes; 7) Herbicidas: da problemática ao mercado; 8) A alelopatia no controlo de infestantes; 9) Herbicidas orgânicos: eficácia, sustentabilidade.


Gestão de invasoras: análise de risco, deteção precoce, monitorização. Apresentação e discussão de Seminários.

9 Dezembro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar


Gestão de invasoras: análise de risco, deteção precoce, monitorização. Apresentação e discussão de Seminários (Parte 1):

 - Comercialização de plantas invasoras: 1) Vantagens comerciais e prejuízos ambientais. Ações governamentais em prevenir e remediar;2)  Datura stramonium L. – Gestão e metodologias de controlo, 3) Impacto das Alterações Climáticas nas infestantes;4) Eficácia das micorrizas arbusculares no controlo de infestantes do género Orobanche na cultura do tomate; 5) A problemática do glifosato; 6) Uso da robótica no controlo de infestantes; 8) Impacto das alterações climática nas infestantes.


Plantas parasitas. Métodos de amostragem e métodos de tratamento de dados em Herbologia. Identificação de infestantes.

2 Dezembro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Plantas parasitas: tipos de plantas parasitas, principais infestantes e prejuízos no mundo e em Portugal. Co-evolução hospedeiro-parasita e processo de parasitação, importância das strigolactonas e haustórios. Gestão de infestações por plantas parasitas. 

Métodos de amostragem e de delineamento experimental; decisões  antes da campanha de amostragem (escala, área, número de amostras, etc). Métodos de tratamento de dados em Herbologia: métodos univariados e multivariados.  
Identificação de infestantes em campo.


Métodos inovadores na gestão de infestantes. Plantas tóxicas e parasitas. Plantas aquáticas invasoras. Identificação de infestantes ruderais.

25 Novembro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Métodos inovadores na gestão de infestantes; uso da robótica, deteção espectral de infestantes, criogenia, bombardeamento com pólen estéril, controlo biológico. Plantas tóxicas e agressivas. Toxicidade aguda e crónica - exemplos de plantas e tipo de danos em animais. Gestão de infestantes em pastagens e culturas forrageiras. Plantas aquáticas invasoras. Caso de estudo do jacinto-aquático. Identificação de infestantes (teste kahoot).


Gestão das infestantes do arroz; infestantes emergentes em Vinha

18 Novembro 2021, 08:30 Ana Maria da Silva Monteiro

1. Infestantes do arroz:

  • Quais as principais infestantes?
  • Período crítico de infestação
  • Métodos de gestão.
  • Resistência a herbicidas


2. Infestantes emergentes em vinha:

  • Porque se tornam dominantes determinadas espécies?
  • Biologia: que sabemos até hoje?
  • Que gestão deve ser recomendada?