Sumários

Gestão Integrada de Infestantes: conceitos, métodos de gestão. Casos práticos: gestão de infestantes urbanas e de pomares.

11 Novembro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Gestão Integrada de Infestantes: conceitos, métodos de gestão e alternativas aos métodos químicos. Casos práticos: gestão de infestantes urbanas e gestão de infestantes em culturas perenes: pomares e vinhas.

Preparação dos temas de Seminário, com apresentação em grupo de críticas e sugestões relativamente aos objetivos dos trabalhos.


Teste de avaliação. Interferência, competição e alelopatia. Período crítico de Infestação. Identificação de infestantes.

4 Novembro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Teste de avaliação. Interferência, competição e alelopatia. Introdução à Gestão Integrada de Infestantes. Período crítico de infestação: determinação, investigação e aplicação. Identificação de infestantes anuais em culturas perenes (campus do ISA). Infestantes monocotiledóneas e dicotiledóneas de primavera-verão.


I. Resistência a herbicidas (conclusão). II. Fenologia. Reprodução sexuada de infestantes. Germinação e dormência.

28 Outubro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Parte I. Aula com a Dra. Isabel Calha, Investigadora do INIAV - Departamento de Herbologia. Resistência a herbicidas a nível mundial, mecanismos de resistência e relação com os modos de ação. Casos de resistência a herbicidas em Portugal. Estratégias para gestão de situações de resistência. Caso de estudo da negrinha ( Cyperus difformis) resistente à bentazona, herbicida da cultura do arroz. Parte II. Fenologia  e escalas fenológicas de infestantes. Reprodução sexuada de infestantes. Sucessão ecológica. Impactos das infestantes em ecossistemas naturais e agroecossistemas. Tipos de diásporos e tipos de dispersão. Germinação e dormência. Tipos de dormência. Longevidade das sementes. 


I. Resistência de infestantes a herbicidas.Modos de ação e mecanismos. Caso prático de estudo II. Taxonomia e classificação de infestantes

21 Outubro 2021, 08:30 Francisca Constança Frutuoso de Aguiar

Parte I. Aula pela Doutora Isabel Maria Miranda Calha do INIAV. Evolução da resistência de infestantes a herbicidas. Modos de ação. Sintomatologia e  sistema HRAC (Herbicide Resistance Action Committee). Resistência múltipla e cruzada. Mecanismos de resistência. Apresentação de caso de estudo da negrinha (Cyperus difformis), resistente à bentazona, herbicida da cultura do arroz.

Parte II. Taxonomia e classificação de infestantes. Evolução das espécies como infestantes de culturas e sucessão ecológica.


REPRODUÇÃO VEGETATIVA DE INFESTANTES e HERBICIDAS

14 Outubro 2021, 08:30 Ana Maria da Silva Monteiro

REPRODUÇÃO VEGETATIVA DE INFESTANTES.  Exemplos de infestantes com diferentes estratégias reprodutivas: rizomas, tubérculos, bolbos, bolbilhos, estolhos. Introdução à gestão de infestantes com reprodução vegetativa. Reconhecimento de infestantes no campus do ISA.

HERBICIDAS: Classificações por: atividade do herbicida (contato, sistémico, residual ou foliar), época de aplicação, local de aplicação e tipo de planta. Principais métodos de aplicação de herbicidas. Conceito de modo de atuação, mecanismos e modo de ação. Eficácia. Escala HRAC. Mecanismo e modo de ação dos principais  grupos químicos referidos na escala HRAC. Propriedades químicas de alguns herbicidas residuais – coeficiente de adsorção (Koc) e solubilidade na água, tempo de semi-vida. Processos que determinam a degradação dum herbicida no ambiente. Tipos de seletividade;  físicas – em profundidade, antídotos, campânulas de proteção, morfologia da planta -, químicas, biológicas e bioquímicas, cronológicas. Tipos de mecanismos de seletividade. Taxa de detoxificação. Dose e concentração de aplicação. Eficácia e estado fenológico das infestantes. Fatores que afetam a eficácia. Persistência no solo – fatores determinantes. Absorção radicular e foliar. Translocação apoplástica e simplástica. Principais grupos químicos: inibidores da enzima acetil coenzima-A carboxilase (ACASE; grupo 2 - inibidores de enzima acetolactato sintase (ALS); grupos 5, 6, 22 - Inibidores da fotossíntese enzima protoporfirinogénio oxidase; grupo 14 – inibidores da enzima protoporfirinogénio oxidase; grupo 12 - inibidores de carotenos; grupos 3, 15 e 23  - Inibidores da Divisão Celular; grupo 9 - Inibidores de EPSPS (glifosato); grupo 4 - Mimetizadores de Auxina. Misturas de substâncias ativas herbicidas – vantagens e cuidados a ter.