Horticultura Biológica (conclusão)

30 Novembro 2021, 16:30 João Carlos da Silva Dias

Revisão da aula anterior. 

 

4.24. Fertilidade do solo: componente física, química e biológica.

 

4.25. Princípios gerais da fertilização em horticultura biológica.

 

4.26. Influência da matéria orgânica na fertilidade física, química e biológica do solo.

 

4.27. Actividade biológica do solo. Cadeias tróficas. No solo há vida e funções. Funções dos organismos no solo. Fungos e bactérias patogénicos e parasitas. Dinâmica dos nutrientes no solo em horticultura biológica e a sua absorção pelas horticolas.

 

4.28. Práticas de fertilização e de melhoria da fertilidade do solo em horticultura biológica

 

4.29. Rotação de culturas: vantagens, critérios e normas. Influência do precedente cultural. Profundidade, taxas de crescimento e distribuição do sistema radicular. Produção de resíduos , exigências e absorção de azoto pelas hortícolas. Utilização do conhecimento do desenvolvimento e profundidade do sistema radicular, das restituições orgânicas e da reciclagem de nutrientes no delineamento de rotações.

 

4.30. Consociação de culturas (policultura). Efeitos das consociações/policultura na incidência de pragas e doenças.

 

4.31. Adubação verde – sideração. Vantagens. Profundidade radicular, deplecão do azoto do solo , teor de nitratos, absorção de azoto, razão C/N der diferentes culturas usadas  

 para sideração

4.32. Compostagem. Definição, objectivos, evolução da temperatura, principais microorganismos responsáveis pela degradação dos substratos, monitorização da temperatura, evolução do pH e das formas de azoto, necessidades em oxigénio, biodegrabilidade de diferentes resíduos, relação C/n e dimensão das partículas na actividade dos microorganismos.  

 

4.33. Fertilização em horticultura biológica. Fontes de azoto em horticultura biológica. Correctivos e adubos orgânicos sólidos. Fertilizantes orgânicos líquidos e estimulantes. Custos da fertilização orgânica. Macerados, Extratos, Preparados e chorumes. Bioestimulantes.  Conceito de "effective microorganisms". Produtos Fitofarmacêuticos para MPB autorizados em Portugal.

 

4.34. Produção de hortícolas de folhas em modo de produção biológico. Casos estudo: alface, couve-portuguesa e nabiças.

 4.35. Produção de hortícolas de tubérculos, bolbos e raízes em modo de produção biológico. Casos estudo: batata, cebola e nabo.

 4.36. Produção de hortícolas de fruto em modo de produção biológico. Casos estudo: tomate (estufa e indústria) e melão (estufa e ar livre).

 4.37. Produção de hortícolas de inflorescências em modo de produção biológico. Caso estudo: brócolo.

 4.38. Exercícios de cálculo da fertilização orgânica em horticultura biológica. Planos de fertilização.