Métodos de Ensino e Avaliações

Tipos de horas de contacto: Ensino teórico – 35 horas; Ensino teórico-prático – 13 horas; Ensino prático e laboratorial – 22 horas; Orientação tutorial – 14 horas A lecionação da componente teórica da Higiene e Sanidade recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes, e utilizando o quadro de parede para explicações adicionais e/ou para a resolução de exercícios. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A interação e a discussão de aspetos mais complexos/multifatoriais são encorajadas como formas de consolidação e de aprofundamento dos conhecimentos. As aulas teórico-práticas baseiam-se na exposição, discussão e resolução de casos práticos (case-based learning). A alusão à transferência de informação e de conhecimento para a sociedade, prevista nos objetivos da UC, pretende sensibilizar os estudantes para a relevância dos temas abordados na sociedade atual/mundo global, contribuindo para o seu correto enquadramento e melhorando a perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Dado o carácter prático de muitas das matérias a lecionar, são propostos e apresentados nas aulas teórico-práticas, vários exercícios e casos práticos recolhidos de inquéritos a clientes ou resultantes de projetos de investigação. Os estudantes aprendem fazendo, refletindo e tomando decisões sobre listas de problemas e de soluções propostas, aperfeiçoando as suas competências de modo pró-ativo. É importante partilhar dúvidas e questões, identificar convicções erradas e pressupostos distorcidos, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem, aumentando os níveis motivacionais, bem como agilizar e flexibilizar a aplicação das capacidades e dos conhecimentos adquiridos “em contextos distintos”, fruto da influência de diferentes fatores e variáveis. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada em laboratórios/estábulos equipados para o ensino-aprendizagem das temáticas desta UC. Os estudantes são divididos em grupos de 5-7 elementos e participam / executam atividades enunciadas no programa, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer uma breve introdução/ demonstração da técnica. Nesta componente prática procura-se que os estudantes façam (hands on) as técnicas principais e assistam à execução/demonstração das técnicas complementares, para além de adquirirem e consolidarem noções de boas práticas laboratoriais. A realização, apresentação e discussão (colectiva ou individual) do trabalho prático potencia as vantagens de partilha de conhecimentos intra e inter grupos e promove o desenvolvimento das competências de recolha e análise crítica de informação de vários tipos e origens. Estudo orientado, na discussão de casos, etc. Participação em atividades / projetos de investigação e alusão na lecionação aos últimos resultados da investigação. A avaliação da componente teórica será realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida (resposta curta, respostas múltiplas, verdadeiro e falso, texto com espaços para preencher e 20-30% de perguntas de desenvolvimento. A componente prática será avaliada em exame escrito em que os estudantes resolvem problemas enunciados. A avaliação dos estudantes é também importante para aferir a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas, na observância dos objetivos da UC, e para no futuro se realizar os ajustamentos adequados nas metodologias de ensino e de avaliação de conhecimentos e de competências.