FREQUÊNCIA:
Obtida com presença a pelo menos 75% das aulas teórico-práticas.
Os alunos que obtiveram frequência em 2023/24* ou que em 2024/25 tenham estatuto de trabalhador-estudante têm automaticamente frequência.
*listagem dos alunos com frequência em 2023/24
Nota: a frequência obtida em anos letivos anteriores isenta os estudantes da obrigatoriedade de presença nas aulas teórico-práticas (aulas em que são contabilizadas as faltas para efeito de obtenção de frequência). Eventuais classificações obtidas em qualquer modalidade em anos letivos anteriores não são contabilizadas no corrente ano letivo.
.
AVALIAÇÃO:
Composta por três componentes:
1) Realização, individual e fora das aulas, de cinco questionários (com duração máxima de 5 min e cotação de 0.2 valores cada). Os questionários são realizados online, na plataforma Moodle. Para os realizar os alunos têm de:
a) Verificar/Criar a Conta de Utilizador da ULisboa (@edu.ulisboa.pt) (aceder a https://utilizador.ulisboa.pt/UlisboaUsers/home),
b) Autoinscrever-se nesta UC, na plataforma Moodle (ver instruções aqui e utilizar senha ICOD2425),
c) Responder a cada um dos questionários até ao final da respectiva semana (têm duas tentativas de resolução e a nota final é a melhor das duas).
2) Realização, em grupo (2 alunos) e fora das aulas, de um trabalho prático de organização de dados, com cotação de 3.0 valores. Para tal, os alunos devem:
a) Preencher, de 24 a 28 de fevereiro na página da UC na plataforma Moodle (https://elearning.ulisboa.pt/course/view.php?id=10351), o inquérito ICOD 24/25 - Trabalho de Grupo com informação sobre os elementos do grupo.
b) Escolher um tema do interesse do grupo e procurar informação sobre ele na base de dados do Instituto Nacional de Estatística (INE, www.ine.pt), utilizando o nível geográfico NUTS III e o período de referência dos dados o mais alargado possível.
c) Submeter no Fenix, até dia 9 de março às 23h59, dois ficheiros em formato Excel (xls ou xlsx): 1) o quadro obtido no portal do INE e 2) um ficheiro com os dados organizados como indicado nas aulas (Broman e Woo, 2018).
Só um dos alunos do grupo faz a submissão no Fenix. Para tal o aluno deve seguir os links
Aluno -> Inscrever -> Avaliações / Exames
e escolher a opção de carregar ficheiros no item de avaliação correspondente, tendo em atenção o período disponibilizado para o efeito.
d) Apresentar individualmente, ao Professor da respectiva turma teórico-prática, o trabalho efectuado, mostrando como obteve os dados, justificando porque os dados originais do INE não se encontravam devidamente organizados e indicando as alterações que foram necessárias fazer. A partir do dia 10 de março, os alunos agendam, com o respectivo Professor, o dia e a hora para a apresentação.
3) Realização, presencial e individual, de um exame final composto por uma prova computacional e uma prova oral de processamento de dados em folha de cálculo, com cotação de 16.0 valores. A prova computacional será realizado nos computadores do ISA e tem nota mínima de 7.5 valores. Os alunos poderão ser dispensados da realização da prova oral.
A nota final da UC é a soma das classificações obtidas nas três componentes.
Considera-se aprovado o aluno que tenha frequência e obtenha pelo menos 7.5 valores na prova computacional do exame final e nota final superior ou igual a 9.5 valores.
Exame final - provas computacionais:
De acordo com o calendário de exames aprovado em Conselho Pedagógico, as provas computacionais do exame final realizar-se-ão
1ª Chamada - 9
de abril (com inscrição obrigatória na UC/Fenix de 1 a 7 de abril, seguindo os
links Aluno -> Inscrever -> Avaliações / Exames)
2ª Chamada - 3 de julho (com inscrição obrigatória na UC/Fenix de 24 a 30 de junho, seguindo os links Aluno -> Inscrever -> Avaliações / Exames)
Época Especial - 21 de julho (com inscrição obrigatória na Divisão Académica/Fenix)
ATENÇÃO: só os alunos com frequência podem realizar o exame
final.