Programa

Marketing da Gastronomia

Mestrado Bolonha em Ciências Gastronómicas

Programa

Parte importante do crescimento da indústria de turismo Europeia nas últimas décadas está intimamente ligada à gastronomia, i.e., ao consumo de produtos, experiências e atracçõs turísticas de natureza gastronómica. Em muitos casos, o consumo de bens, serviços ou eventos alimentares típico de ocasiões de lazer ou viagem é já equiparável em prioridade, notoriedade e rentabilidade ao consumo de outras heranças culturais locais, como museus ou monumentos históricos. Importa assim entender melhor não só qual o papel a desempenhar pela gastronomia no desenvolvimento do turismo em geral, mas também quais são os principais desafios que se colocam às diversas empresas com actividade nesta área. Nesta disciplina serão administrados os conceitos e técnicas básicas de marketing e comportamento do consumidor com aplicação prática e directa no sector de serviços turísticos, nomeadamente nos sub-sectores da hotelaria, restauração, eventos e marketing institucional de regiões. Método de ensino O formato das aulas inclui a exposição clássica de conteúdos por parte do professor, a apresentação, análise e discussão de casos práticos com a participação dos alunos e um projecto de trabalho individual para ser elaborado pelos alunos fora das aulas. Estes últimos serão apresentados e discutidos pelos alunos na última aula do curso.