Sumários

Aula cancelada

7 Dezembro 2020, 14:30 Nuno Renato da Silva Cortez

Esta aula não foi leccionada devido ao estado de emergência.


5. ARQUITECTURA E PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO

4 Dezembro 2020, 13:30 Nuno Renato da Silva Cortez

5.1. Estrutura do solo. Conceitos gerais. Unidades de organização.

5.2. Matriz ou fundo matricial. Plasma, esqueleto e vazios.

5.3. Agregados ou pedes.

5.4. Caracteres pedológicos. Películas, glébulas, pedotúbulos e peletas fecais.

5.5. Importância e consequências práticas da estrutura do solo.

5.6. Massa volúmica aparente do solo e massa volúmica das partículas que o constituem. Alguns valores indicativos da massa volúmica dos solos.

5.7. Porosidade do solo. Macro e microporos. Relação da porosidade com a massa volúmica. Valores indicativos da porosidade do solo.

5.8. Propriedades dinâmicas do solo: Consistência, compacidade, compressibilidade, expansibilidade e contractibilidade.

5.9. Métodos de caracterização da estrutura do solo: Caracterização da macroestrutura no campo (sistema de Nikiforoff), avaliação da estabilidade dos agregados e estudos micromorfológicos.

5.10. Métodos de determinação da massa volúmica dos solos: Método dos cilindros; método dos torrões; métodos de escavação; caixa de Keen-Rackzkowski; e métodos indirectos.

5.11. Cor dos solos. Sistema Munsell de classificação de cores. Exercício prático de classificação da cor de diferentes amostras de solo.

Obs: Aula leccionada por videoconferência, de acordo com as Normas para o funcionamento do ano lectivo 2020/2021 em contexto de pandemia de COVID-19.


2. CONSTITUINTES DO SOLO / 3. ADSORÇÃO E TROCA DE IÕES NO SOLO

2 Dezembro 2020, 10:45 Nuno Renato da Silva Cortez

Aula extraordinária de compensação pelos feriados de Dezembro

2. CONSTITUINTES DO SOLO (conclusão)

2.2. Matéria orgânica do solo (conclusão)

2.2.5. Demonstração da determinação do teor de carbono de uma amostra de solo pelo método de combustão por via húmida (Springer & Klee) e breve referência ao método de combustão por via seca (Ströhlein). Cálculo do teor de matéria orgânica a partir do teor de carbono.

2.2.6. Demosntração do processo de fraccionamento da matéria orgânica com diferentes amostras de solo, para observação dos ácidos fúlvicos e dos ácidos húmicos (separação química).

3. ADSORÇÃO E TROCA DE IÕES NO SOLO (conclusão)

3.7. Demonstração prática da natureza da carga eléctrica do solo, através da utilização de indicadores corados (vermelho de eosina e violeta de genciana).

3.8. Demonstração da determinação da capacidade de troca catiónica e das concentrações em catiões de troca não ácidos pelo método do acetato de amónio a pH 7 (método de Schollenberger).

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Realização de um mini-teste de avaliação.


Aula cancelada

30 Novembro 2020, 14:30 Nuno Renato da Silva Cortez

Esta aula não foi leccionada devido ao estado de emergência.


3. ADSORÇÃO E TROCA DE IÕES NO SOLO / 4. REACÇÃO DO SOLO – ACIDEZ E ALCALINIDADE

27 Novembro 2020, 13:30 Nuno Renato da Silva Cortez

3. ADSORÇÃO E TROCA DE IÕES NO SOLO

3.1. Origem das cargas eléctricas do solo. Cargas permanentes e cargas variáveis.

3.2. Reacções de troca catiónica e suas propriedades. Poder de substituição e força de retenção dos catiões.

3.3. Caracterização do complexo de troca do solo através da capacidade de troca catiónica (CTC), da soma dos catiões não ácidos (SB) e do grau de saturação em catiões não ácidos (GSB).

3.4. Valores indicativos da CTC dos principais constituintes coloidais do solo.

3.5. Adsorção e troca de aniões no solo. Capacidade de troca aniónica.

3.6. Resolução de problemas.

4. REACÇÃO DO SOLO – ACIDEZ E ALCALINIDADE

4.1. Tipos de acidez do solo: Acidez activa, potencial (acidez de troca e residual) e total.

4.2. Significado e importância do pH do solo. Valores de pH nos solos.

4.3. Relação do pH com o grau de saturação em catiões não ácidos (GSB).

4.4. Origens da acidez e da alcalinidade nos solos

4.5. Tamponização dos solos. Curvas de tamponização.

4.6. Resolução de problemas.

Obs: Aula leccionada por videoconferência, de acordo com as Normas para o funcionamento do ano lectivo 2020/2021 em contexto de pandemia de COVID-19.