Sumários

Aula 9

24 Novembro 2021, 13:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Apresentação dos trabalhos dos alunos no âmbito da avaliação contínua da UC.


Aula 8

17 Novembro 2021, 13:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Uso sustentável de Pesticidas em Viticultura. Desafios para a proteção da água. Medidas de Mitigação 

Apresentação e discussão do trabalho de Seminário de um aluno: Pesticidas na vinha: produção biológica vs produção Convencional

Realização do Teste da UC


Aula 7

10 Novembro 2021, 13:30 Emília Cardoso Moura da Silva

Avaliação ecotoxicológica e do risco sobre organismos não visados. Estudos de toxicidade aguda, curto e longo prazo com espécies padrão (aves, organismos aquáticos, abelhas e outros artrópodes, minhocas, microrganismos do solo, plantas superiores terrestres). Estudos de laboratório. Estudos de semi-campo e campo. Avaliação de efeitos tóxicos ao nível da espécie e população/comunidade. Concentração aceitável com relevância ecológica (“EAC”) ou regulatória (“RAC”). Normas de qualidade ambiental no âmbito da Diretiva Quadro da Água.


Medidas de mitigação do risco adequadas de forma a minimizar o impacte da utilização dos produtos fitofarmacêuticos nas espécies não visadas. Boas práticas para a redução do risco de deriva da pulverização e proteção da qualidade da água. Boas práticas para reduzir o risco de escorrimento e melhor proteção da água. Boas práticas para reduzir o risco de poluição por fontes pontuais e proteção da qualidade da água. Sistemas de gestão de efluentes de produtos fitofarmacêuticos nas explorações agrícolas. Aspetos gerais da Lei n.º 26/2013 de 11 de Abril relativo às atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso profissional e de adjuvantes de produtos fitofarmacêutico. Venda responsável.


Aula_6

3 Novembro 2021, 13:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Abordagens Integradas  - modelação,  campo e laboratório - na avaliação de risco ecológico de pesticidas. Principais desafios e normas de qualidade ambiental para pesticidas. Abordagens na avaliação de risco para águas superficiais e subterrâneas em diversos sistemas culturais do Ribatejo.  Sistemas de apoio à decisão. Cartas de risco à poluição. As Misturas de produtos fitofarmacêuticos no ambiente: ocorrência, previsão e gestão de risco. 

Prevenção de riscos.  A seleção de produtos fitofarmacêuticos. Os diversos parâmetros condicionantes na seleção para um uso sustentável de pesticidas. Discussão e aplicação pratica. 

Redução de riscos por contaminação difusa e pontual. 

Medidas de mitigação do risco adequadas para minimizar o impacte da utilização dos produtos fitofarmacêuticos nas espécies não visadas. Boas práticas para a redução do risco de deriva da pulverização e proteção da qualidade da água. Boas práticas para reduzir o risco de escorrimento e melhor proteção da água. Boas práticas para reduzir o risco de poluição por fontes pontuais e proteção da qualidade da água. Desafios no âmbito da aplicação de pesticidas numa agricultura de precisão.  Redução de riscos por tratamento de efluentes fitossanitários. Contexto legislativo e tratamento de efluentes fitossanitários. Objetivos, indicadores e metas do  PANUSF (Planos de ação nacional sobre Uso sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos).Os vários tipos de sistemas de tratamento: por Concentração e por Degradação. Princípios e principais equipamentos. Caso pratico da instalação de um sistema por desidratação numa exploração agrícola para gestão de efluentes fitossanitários e valorização do produto agrícola (qualidade ambiental).

Realização da Tarefa Pratica 7 sobre a seleção de produtos fitofarmacêuticos no combate a uma praga de uma cultura em ecossistema com diversos condicionalismos. Análise de dados necessários e discussão dos vários fatores na análise comparativa para seleção de produto a preconizar nesse ecossistema.   


Aula_5

27 Outubro 2021, 13:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Ecotoxicologia.

Efeitos tóxicos no Biota. Terminologia relacionada com a avaliação de efeitos. 

Avaliação de efeitos tóxicos para o biota aquático: métodos convencionais e métodos expeditos. Ecotoxicologia terrestre. 

Critérios e classificação ecotoxicológica para aves, organismos aquáticos, abelhas, minhocas e outros organismos benéficos. Proteção da biodiversidade. Avaliação do perigo e do risco para o ambiente.

Principais desafios. Avaliação de efeitos - do laboratório ao realismo do ecossistema. Estudos ecotoxicológicos em água e solo. Distribuição da Sensibilidade das Espécies a pesticidas e aplicações.

 Abordagens de laboratório, modelos de ecossistema e de campo para avaliação de risco ecológico de pesticidas na interface solo água em diversas culturas. Recuperação das comunidades da meso e macrofauna em condições de campo.

Análise de diversos indicadores de ecotoxicidade aquática e terrestre de pesticidas para diversos organismos.

Tarefa Pratica 6  - caracterização ecotoxicológica de inseticidas, herbicidas e fungicidas.