Métodos de Ensino e Avaliação

Aulas de discussão dos conteúdos programáticos lecionados com apoio em Estudos de Caso, e “flipped classroom”. Na impossibilidade de realizar visitas ao terreno, as aulas incluem “virtual field trips” com suporte em filmes para familiarizar os estudantes com os modos de produção de algumas culturas tropicais, bem como a partilha de experiências de técnicos e empresários agrícolas convidados, com percursos profissionais relevantes no âmbito da produção agrícola tropical.
Dada a diversidade de temáticas, a avaliação contínua é obrigatória exigindo-se a i) participação em 2/3 das aulas; ii) a apresentação de dois Trabalhos desenvolvidos durante o semestre, em grupos de 2-3 estudantes, sobre sistemas contextualizados de produção de culturas tropicais de interesse socioeconómico; e iii) a realização de dois testes de avaliação de conhecimentos, autoavaliados e corrigidos nas aulas.
A abordagem passa por juntar um nível individual, com a participação ativa nas aulas e o contacto com o referencial teórico principal, a um nível de trabalho de grupo, com o diagnóstico de problemas e oportunidades e a elaboração de análises e propostas, interagindo para demonstrar capacidade de formular e defender planos, projetos e intervenções em contextos reais.
A avaliação releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. Média não inferior a 11,5 valores dispensa exame final. Em caso de exame final, a classificação nele obtida corresponde a 50% da nota da unidade curricular, desde que seja superior a 9,5 valores.