Sumários

Formas de comunicação das ideias relatoras da Paisagem

25 Setembro 2023, 14:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Selecção de exemplos e estratégias de comunicação adequadas ao conteúdo conceptual de cada grupo. Discussão da sua pertinência e adequabilidade. 

Diferenciação do conteúdo electivo das ideias de  cada grupo e seu potencial 


Inicio dos trabalhos com vista à descrição do espaço da Paisagem em estudo

20 Setembro 2023, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Discussão com os alunos sobre as primeiras percepções e impressões recolhidas na visita de estudo, tendo como propósito desenvolver uma abordagem que decorra da primeira percepção e experiência

Depuração da informação elegendo como principais elementos relatores do sítio, configuração topográfica e morfológica e suas linhas mestras – linhas de festo e talvegue; relações de Escala e contexto, valorizando especialmente o sistema fluvial na sua relação com a margem sul e o sistema de vales interiores; dinâmicas naturais aparentes ou indiciadas pelo funcionamento da paisagem; materialidades vivas e minerais.

Registos da condição da paisagem Fluvial Oriental no momento contemporâneo e registos ancestrais atendendo à sua co-participação na sua identidade e especificidade.


Inicio da 1º fase de trabalho

18 Setembro 2023, 15:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Inicio da 1º fase de trabalho . Preparação de bases de Trabalho


Objectivos de trabalho - FASE I – DESCOBERTA

18 Setembro 2023, 14:00 Maria Teresa Amaro Alfaiate

 

Revisão com os alunos sobre os objectivos de trabalho - FASE I – DESCOBERTA

Este momento primordial de abordagem e contacto com a área do projecto, deve centrar-se na experiência do espaço a partir de uma leitura preceptiva e multissensorial do sítio, da sensibilidade individual e intuição, de anteriores experiências com que tenha entrado em contacto e a partir de referências culturais e vivenciais anteriormente registadas. Deverá estar particularmente atento às configurações físicas, nomeadamente as topográficas e morfológicas, às relações de escala tomando como referencial o seu corpo, às dinâmicas naturais e outras dinâmicas aparentes eventualmente mais expressivas e, aos aspectos globais que inscrevem a área em estudo no seu contexto de paisagem. 

Neste momento deverá focar-se na formulação de ideias de síntese descritoras do espaço de uma forma imediata e imaginativa e seleccionar a narrativa que melhor se adapte e dialogue com o conteúdo dessas ideias, designando os aspectos mais vinculativos do sítio, sejam os potenciais, registos da evolução, as incertezas e riscos, configurações, dinâmicas …. 


Continuação da Visita de EStudo

13 Setembro 2023, 14:30 Maria Teresa Amaro Alfaiate

Realização de uma visita de estudo ao local seleccionado para desenvolvimento de projecto, ao longo de todo o semestre – Frente Fluvial Oriental e suas relações com a encosta. Execução de um percurso pedonal com os alunos, considerando destacar os principais aspectos que designam  este espaço da paisagem – Rio, topografia, principais vales, percurso da antiga linha de costa e actual linha de costa, azinhagas e outros percursos sobrepostos às linhas mestras da topografia, relações estabelecidas com o rio, principais conjuntos edificados de interesse patrimonial quer de carácter religioso quer e industrial, Quintas, Hortas e olivais, conjunto de infra-estruturas viárias e portuárias, Relações internas aos vales e relações contextuais de escala territorial.  Abordagem de questões de Escala, estrutura, topografia/ morfologia, estrutura verde e  dinâmicas naturais, em particular as mais expressivas no sítio -  a água a luz , o ar. Experiência  do espaço - registo de fotos, notas e esquissos elaborados pelos alunos.