Sumários

Teste de Avaliação (2)

27 Maio 2020, 11:00 José Afonso Rodrigues Graça


Teste de Avaliação Módulos: Anatomia e Biodegradação das Madeiras


Teste de Avaliação (1)

26 Maio 2020, 14:00 José Afonso Rodrigues Graça


Teste de Avaliação Módulos: Química & Propriedades da Madeira e da Cortiça


Biodegradação da Madeira (2)

20 Maio 2020, 11:00 José Afonso Rodrigues Graça


Agentes bióticos (continuação)

Insetos xilófagos. Principais tipos (carunchos, térmitas, etc.); condições de instalação e ciclo de vida; degradação produzida (consequências tecnológicas); medidas preventivas de instalação; tratamentos curativos; observação de amostras de madeira atacada.

Xilófagos marinhos. Principais tipos; condições de instalação e ciclo de vida; degradação produzida (consequências tecnológicas); medidas preventivas de instalação

Classes de durabilidade face aos insetos xilófagos; classes de durabilidade face às térmitas e xilófagos marinhos; classes de risco (Norma EN 335); classes de impregnabilidade (norma EN350-2).


Biodegradação da Madeira (1)

19 Maio 2020, 14:00 José Afonso Rodrigues Graça


Durabilidade natural: contexto e importância;

Relação entre a estrutura anatómica da madeira e os ataques biológicos /impregnabilidade da madeira: camadas de crescimento, borne/ cerne, composição química da madeira, estrutura da madeira (folhosas/ coníferas). Agentes de degradação abióticos (Clima, UV, chuva, etc.) e os danos que produzem na madeira.

Agentes bióticos: Bactérias e Fungos de Podridão 

Principais tipos de bactérias e fungos xilófagos (azulamento, podridões brancas e castanhas)

Condições de instalação e ciclo de vida; degradação produzida (consequências tecnológicas); medidas preventivas de instalação. Classes de durabilidade face aos fungos.


Anatomia de Madeiras (2)

13 Maio 2020, 11:00 José Afonso Rodrigues Graça


Folhosa: vasos (tipo de porosidade, arranjo, agrupamento, diversidade morfológica dos elementos de vaso), parênquima (abundância, disposição classificação), raios (composição e classificação) e fibras.

Importância da anatomia da madeira para a sua identificação, em diferentes áreas de conhecimento. Casos de estudo. Uso de chaves dicotómicas e programas automáticos de identificação (Softwares); terminologia nomenclatura e organizações internacionais de anatomia de madeiras (IAWA).