Sumários

Identificar a madeira ao microscópio GRUPO A (aula prática)

4 Abril 2023, 14:30 Teresa Maria Gonçalves Quilhó Marques dos Santos

Ao grupo A de alunos foi distribuída uma amostra de madeira sem qualquer identificação.

Objetivo: chegar á identificação da amostra a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas anteriores.

No laboratório os alunos realizaram as seguintes actividades:

Preparação de amostra para observação da madeira à lupa (uso de lixas); preparação de amostras e corte da madeira no micrótomo nos 3 planos de corte; corar tortes histológicos e montagem de lâminas; preparação de estilhas para a dissociação da madeira. Captaram no sistema de análise as respectivas imagens  imagens.

Discussão sobre o resultado da identificação.

Como revisão, os alunos observaram variadas amostras de madeira coníferas e folhosas à lupa e microscópio.


Biodegradação II

3 Abril 2023, 09:15 Teresa Maria Gonçalves Quilhó Marques dos Santos

Insetos xilófagos. Principais tipos (carunchos, térmitas, etc.); condições de instalação e ciclo de vida; degradação produzida (consequências tecnológicas); medidas preventivas de instalação; tratamentos curativos; observação de amostras de madeira atacada.

Xilófagos marinhos. Principais tipos; condições de instalação e ciclo de vida; degradação produzida (consequências tecnológicas); medidas preventivas de instalação

Classes de durabilidade face aos insetos xilófagos; classes de durabilidade face às térmitas e xilófagos marinhos; classes de risco (Norma EN 335); classes de impregnabilidade (norma EN350-2);observação de amostras de madeira.


Biodegradação- Durabilidade natural da madeira

28 Março 2023, 14:30 Teresa Maria Gonçalves Quilhó Marques dos Santos

Durabilidade natural da madeira.

Fatores com influência na durabilidade da madeira: Camadas de crescimento, borne/ cerne, composição química da madeira, estrutura da madeira (folhosas/ coníferas).Apresentação de amostras de madeira.Relação entre a estrutura anatómica e os ataques biológicos /impregnabilidade da madeira.Agentes de degradação (abióticos e bióticos) e os danos que produzem na madeira.Bactérias. Fungos xilófagos (cromogéneos e de podridão,); fatores que influenciam a atividade dos fungos danos e consequências tecnológicas; classes de durabilidade da madeira face aos fungos. Ilustrações de amostras de madeira atacada.


identificação da madeiras com lupa

27 Março 2023, 09:15 Teresa Maria Gonçalves Quilhó Marques dos Santos

Aula pratica: uso de chaves de identificação para folhosas temperadas existentes em Portugal (nogueira, castanho, carvalho, sobreiro, faia, freixo, eucalipto, choupo, amieiro, etc.), uso de lupas de mão. Observação macroscópica da madeira. Observação de amostras de madeira das regiões temperadas e tropicais.


Anatomia da Madeira FOLHOSAS

21 Março 2023, 14:30 Teresa Maria Gonçalves Quilhó Marques dos Santos

Estudo microscópico da madeira Folhosa: vasos (porosidade, arranjo, agrupamento, tipo de elemento vaso e perfuração), parênquima (abundância, disposição classificação), raios (composição e classificação) e fibras. Apresentação de amostras de madeira.

Importância da anatomia da madeira para a sua identificação. Diversidade e variabilidade da madeira. Importância da identificação em diferentes áreas de conhecimento. Uso de chaves dicotómicas e programas automáticos de identificação (Softwares); terminologia nomenclatura e organizações internacionais de anatomia de madeiras (IAWA).